Com 20 times, NBB 2025/26 terá maior temporada da história


A Liga Nacional de Basquete (LNB) confirmou, nesta terça-feira (5), que 20 times participarão temporada 2025/26 do NBB, sendo a maior da história do torneio. A 18ª edição da competição terá início no dia 18 de outubro de 2025.

Com representantes de sete Estados brasileiros e do Distrito Federal o campeonato traz novidades importantes e aguardadas. Isso porque terá a volta do Rio Claro Basquete (SP). Além disso, projetos inéditos na competição, como Basket Osasco (SP), campeão da Liga Ouro, e Cruzeiro Basquete (MG), vice-campeão da Divisão de Acesso ao NBB estarão presentes.

Assim, os três se juntam a Bauru Basket (SP), Botafogo (RJ), Brasília (DF), Caxias do Sul (RS), Corinthians (SP), Fortaleza Basquete Cearense (CE), Flamengo (RJ), Minas (MG), Mogi Basquete (SP), Pato Basquete (PR), Paulistano (SP), Pinheiros (SP), Sesi Franca (SP), São José Basketball (SP), União Corinthians (RS), Unifacisa (PB) e Vasco da Gama (RJ). Com 20 equipes o NBB 2025/2026 terá o maior número de equipes participantes na história.

“É um momento de muita alegria para a LNB. Dois anos depois de termos batido o recorde de participantes, agora na edição 2025/26 estamos passando desse número e totalizando em 20 clubes. Portanto, isso mostra que o crescimento sólido que o NBB vem apresentando em 18 temporadas é um dos sinais de que o basquete vem crescendo”, disse Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete.

“Vivemos um ótimo momento do basquete nacional. Temos a chancela da Confederação Brasileira de Basquete, o retorno do Torneio Abertura que foi um sucesso, o Jogo das Estrelas que é um clássico, a continuação da já tradicional Copa Super 8 e um playoffs acontecendo com 16 equipes, o que faz com que nosso calendário fique cada vez mais completo. Então, retorno da Liga Ouro é outro movimento muito importante e que mostra o crescimento contínuo do basquete brasileiro”, completou o presidente da LNB.

Poucas horas antes do prazo de inscrições, três times eram dúvidas para a temporada 2025/26 do NBB. O São Paulo, que já havia anunciado o encerramento da modalidade adulta, poderia voltar. No entanto, acabou ficando fora e confirmado a expectativa inicial.

Por outro lado, Vasco e Fortaleza conseguiram ingressar de última hora. O clube carioca participou das últimas edições com ajuda de um patrocinador máster. Entretanto, o vínculo com a empresa acabou e não foi renovado. Como resultado, havia dúvidas se conseguiria estar dentro do esperado no quesito financeiro para disputar o NBB. Mas, conseguiu.

A situação era semelhante no time de Ceará. Após anunciar a primeira mulher como técnica principal de uma equipe no Brasil, o Fortaleza tinha dívidas a serem quitadas. Se não as pagasse, ficaria fora. Contudo, conseguiu resolver a situação e disputada mais um ano da elite do basquete nacional.

Os 20 clubes participantes disputarão a fase de classificação em turno e returno, com todas as equipes se enfrentando em jogos de ida e volta. Assim como nos anos anteriores, os 16 melhores colocados avançarão aos playoffs, que contarão com séries melhor de cinco jogos desde as oitavas até a grande final.

Por sua vez, o formato das séries de playoffs sofreu uma alteração. Diferente das temporadas passadas, as séries melhores de cinco voltarão a ser disputadas no sistema 1-2-2, com os Jogos 1, 4 e 5 sendo realizados na casa do time de melhor campanha na fase de classificação, enquanto os jogos 2 e 3 ficam com mando da equipe de campanha inferior.

Outra novidade dessa edição será o ascenso e descenso. Ao final da fase de classificação os dois últimos colocados serão automaticamente rebaixados para a Liga Ouro do ano seguinte, enquanto somente o campeão da Liga Ouro de 2026 conquistará o direito de pleitear a uma vaga no NBB 2026/2027.

Enquanto isso, a Copa Super 8, torneio de mata-mata que conta com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB, teve seu formato mantido. Na segunda quinzena de janeiro, os oito classificados duelarão em jogos únicos e eliminatórios (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º, 4º x 5º) pelo título que dá ao campeão uma vaga na edição seguinte da BCLA. Ou seja, o principal campeonato do continente.

Vale lembrar, aliás, que o Torneio Abertura também está confirmado. Lançada em 2024, a competição preparatória terá sua segunda edição realizada entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro. O Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, será palco das partidas.

Seis clubes participaram da primeira edição do torneio em 2024, que teve o Minas como campeão. Agora, serão 12 equipes na disputa, sendo 11 do NBB e um da La Liga da Argentina, em mais uma iniciativa da sólida parceria entre a Liga Nacional de Basquete e a ADC (Associación de Clubes de Basquetbol).

Por fim, os 11 clubes brasileiros serão: o anfitrião Brasília (DF), Botafogo (RJ), Caxias do Sul (RS), Cruzeiro (MG), Fortaleza Basquete Cearense (CE), Flamengo (RJ), Minas (MG), Pato Basquete (PR), União Corinthians (RS), Unifacisa (PB) e Vasco da Gama (RJ). Já o clube argentino será o Atlético Unión de Santa Fé.

O maior NBB CAIXA da história! 🇧🇷🏀

Vem aí a 18ª edição! A temporada 2025/26 começa no dia 18 de outubro com 20 clubes na disputa, o maior número em todos os anos de competição. 🏆

Saiba tudo sobre regulamento, novidades e calendário no site 📲#OBasqueteAconteceAqui |… pic.twitter.com/Z8CAhgawIF

— NBB CAIXA (@NBB) August 5, 2025

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.