Comparamos a classificação de 2024/25 na NBA com última temporada


Sete times já atingiram a metade da temporada 2024/25 da NBA, então resolvemos comparar a atual classificação com a de 2023/24. Ou seja, nós queremos entender como as equipes mudaram de um ano para o outro. Enquanto algumas subiram bastante, outras despencaram.

Mas mais do que isso, vale lembrar que algumas franquias fizeram trocas importantes na última offseason, causando grandes diferenças. Às vezes, nem foram negociações. O Cleveland Cavaliers, por exemplo, manteve quase o mesmo elenco do último ano. No entanto, a mudança de técnico surtiu efeito. Sob o comando de Kenny Atkinson, o Cavs é o melhor time na classificação geral da temporada 2024/25 da NBA.

Por outro lado, o Detroit Pistons, que tinha a pior campanha da última temporada, recebeu JB Bickerstaff, que estava no Cavaliers. E Bickerstaff já coloca o Pistons perto da zona de classificação direta aos playoffs.

Tais mudanças não acontecem por acaso. Seja por mudança de mentalidade, por reforços ou apenas porque o time encaixou. Não é raro e a gente vê isso a cada temporada.

De acordo com a classificação da NBA, exatamente no dia 16 de janeiro de 2024, o Boston Celtics começava a dominar o Leste. Enquanto isso, o Oeste tinha uma briga acirrada entre Minnesota Timberwolves, Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets.

Na classificação do Leste, por exemplo, o Orlando Magic já ensaiava o que faria na temporada 2024/25 da NBA. O time, que era o oitavo até então, terminou no sexto lugar da conferência. Já o Philadelphia 76ers, com Joel Embiid em modo MVP, era o terceiro. Mas como Embiid se machucou e perdeu quase o restante da campanha depois do All-Star Game, o Sixers terminou apenas em sétimo.

Falando nisso, o Miami Heat, que tinha 24 vitórias em 40 jogos no dia 16 de janeiro, acabou com 46 em 82. Como resultado, Sixers e Heat tiveram de disputar o play-in. Chegaram aos playoffs, mas não conseguiram ir longe. Enquanto Philadelphia parou no New York Knicks, Miami levou o troco do Celtics e caiu na primeira rodada.

Aliás, foi logo depois disso que Pat Riley deu uma “dura” em Jimmy Butler, pois o astro afirmou que se estivesse saudável, Knicks e Celtics estariam “em casa”. Riley o criticou publicamente, causando ruptura na relação. A situação foi tão ruim entre os dois que Butler pediu troca há cerca de duas semanas.

Já em 2024/25, o Sixers segue sem conseguir entrar sequer na zona de play-in. Apesar de o time contratar Paul George e manter parte dos titulares (perdeu Tobias Harris para o Pistons), o 76ers não rende. Enquanto isso, Embiid fez apenas 13 dos 39 jogos.

O Indiana Pacers segue na mesma, apesar de um início difícil em 2024/25. As 12 vitórias nos últimos 16 jogos mostram que o time é forte, mesmo sem Aaron Nesmith, seu melhor defensor.

O Chicago Bulls, que há anos parece perdido sem saber se vai para a reconstrução de elenco ou se tenta ir aos playoffs com o que tem, segue na mesma. Enquanto o time tinha 19 vitórias em 42 jogos na última temporada da NBA, a classificação em 2024/25 é quase igual: 18 triunfos em 41 partidas.

Enquanto isso, o Celtics iniciava seu domínio em 2023/24. Hoje, apesar de a classificação ser quase igual, o que se vê em quadra não se parece em nada com o time que foi campeão.

Apaixonado pelo arremesso de três, Boston teve o segundo melhor aproveitamento no quesito na última temporada da NBA, mas hoje tem apenas o 15°. Ah, e é o que mais arrisca de longa distância em 2024/25.

Já no Oeste, aquela troca entre Minnesota Timberwolves e New York Knicks aponta um claro desequilíbrio. O Knicks melhorou e o Timberwolves piorou. Muito. A saída de Karl-Anthony Towns ainda não foi superada e Minnesota, que liderava a classificação do Oeste na NBA, é apenas o oitavo em 2024/25.

Falando em queda, o Denver Nuggets perdeu peças importantes nos últimos anos. A defesa piorou muito sem Kentavious Caldwell-Pope e o time vem sofrendo quando Nikola Jokic não está em quadra: duas vitórias em seis jogos.

Enquanto isso, é importante apontarmos o crescimento de alguns times. O Memphis Grizzlies, que tinha mais da metade do elenco fora por lesão há um ano, hoje briga pelo segundo lugar. O que tem de diferente ali? Só as presenças de Ja Morant, Desmond Bane e Jaren Jackson Jr já fazem o serviço.

O Houston Rockets, por outro lado, tinha basicamente o mesmo time e subiu de um 11° lugar para o segundo na classificação do Oeste da NBA em 2024/25. Assim como o Oklahoma City Thunder, a equipe passou por uma reformulação e adicionou jogadores via Draft. Hoje, tem a terceira melhor defesa da liga. Não arremessa bem de três (28° no quesito), mas segura seus oponentes a 107.3 pontos por jogo.

Agora, um time que caiu muito foi o New Orleans Pelicans. Claro que os últimos jogos mostram uma situação diferente e chegou ao décimo triunfo. Mas ainda está muito longe e continua com a pior campanha do Oeste. As lesões atrapalham muito, enquanto existe a indefinição sobre o futuro de seus principais jogadores.

O Dallas Mavericks está um pouco pior que na mesma data em 2024, mas é por pouco tempo. Assim que Luka Doncic estiver de volta, o time deverá estar na zona de classificação direta aos playoffs.

Por fim, Los Angeles Lakers, Golden State Warriors e Phoenix Suns já fizeram trocas na atual temporada. E não devem parar por aí. Com veteranos como seus principais jogadores, o resto de seus elencos não é lá essas coisas. Mas isso acontece, também, porque boa parte dos salários está concentrada em LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant. E os três não estão mais no melhor momento de suas carreiras.