Novo canal para transmissões esportivas em TV aberta no Brasil tem data para estrear


A televisão aberta brasileira ganhará um novo espaço dedicado 24 horas exclusivamente ao esporte a partir do dia 16 de agosto. Denominado XSports, o canal de programação ininterrupta poderá ser inicialmente sintonizado na Grande São Paulo, pelo 32 UHF digital, e por transmissões nacionais via antenas parabólicas e operadoras de TV por assinatura.

A proposta inédita visa preencher uma lacuna no mercado televisivo ao oferecer conteúdo esportivo em tempo integral, sem depender de pacotes pagos. Com esse formato, o XSports se posiciona como o primeiro canal da TV aberta nacional a operar com uma grade composta 100% por atrações esportivas.

A apresentação institucional ocorrerá na terça-feira, dia 06 de agosto, em um evento no Hotel Unique, na capital paulista. Na ocasião, os organizadores detalharão a programação, as transmissões confirmadas e o plano de expansão para outras praças. O objetivo do encontro é consolidar o posicionamento do canal antes do início das operações, previsto para dez dias depois.

Parceria com ESPN

O projeto tornou-se viável após o acordo do Grupo Kalunga, idealizador do canal, com a ESPN. Isso porque a parceria concede direito de transmissão dos grandes jogos da emissora ao XSports, como Premier League, La Liga, Série A, Liga Portugal e outras.

“A ESPN e a XSports fecharam um acordo para sublicenciamento de direitos de transmissões de determinadas partidas do catálogo”, confirmou a emissora em comunicado. O restante da cobertura continuará distribuído via ESPN nos canais fechados e no streaming da Disney.

Equipe própria compõe estrutura do canal

Responsável pela produção de todo o conteúdo, a XSports contará com equipe editorial própria — incluindo narradores, comentaristas e profissionais técnicos. A estrutura da Ideal TV, que anteriormente transmitia a MTV Brasil, será utilizada para viabilizar as operações da nova emissora.

Com o slogan “Emoção de Verdade”, o canal adota como missão entregar uma experiência esportiva acessível e contínua ao público brasileiro. A inspiração vem do antigo Esporte Interativo, conhecido por democratizar o acesso a competições internacionais por meio da televisão aberta.

Programas da ESPN reforçam grade

Além das partidas ao vivo, o canal transmitirá atrações já reconhecidas pelo público esportivo. Atrações renomadas como ‘SportsCenter’, ‘Linha de Passe’, ‘Bola da Vez’ e ‘Resenha ESPN’ também figuram no novo catálogo esportivo da mídia nacional. A exibição dos programas integra o pacote de sublicenciamento, ou seja, permite conteúdos anteriormente restritos aos canais fechados à audiência da TV aberta.

“Estamos continuamente investindo em tecnologia e no nosso time de talentos para entregar o conteúdo esportivo mais completo e relevante do mercado”, disse a emissora em outro trecho da nota.

| | ESPN fecha parceria que lançará novo canal esportivo em TV aberta