Reação de Carlo Ancelotti após derrota da Seleção Brasileira repercute nas redes sociais


A forte insatisfação de Carlo Ancelotti com o desempenho da equipe de arbitragem na derrota do Brasil para Bolívia por 1 a 0, na noite da última terça-feira (09), viralizou nas redes sociais. Em sua primeira experiência com a Seleção na altitude de El Alto — a mais de 4 mil metros acima do nível do mar —, o italiano protagonizou uma cena pouco comum na carreira: de protesto contra os árbitros após o apito final.

No vídeo que circula nas redes sociais, o técnico se dirige aos árbitros em tom visivelmente irritado e gesticula em direção ao campo. A principal contestação do italiano, bem como do presidente da CBF e de jogadores, foi em relação ao pênalti convertido por Miguelito, que garantiu a vitória aos bolivianos.

O lance em questão envolveu uma disputa de bola entre Bruno Guimarães e Roberto, lateral boliviano, ainda no primeiro tempo. Auxiliado pelo VAR, o árbitro Cristian Garay voltou atrás em sua decisão de campo, inicialmente vista como lance normal, e assinalou pênalti nos acréscimos da etapa inicial.

A mesma transmissão da Globo também havia flagrado o protesto do italiano na saída para o intervalo. O técnico tentou abordar Garay na entrada do túnel de acesso aos vestiários, mas o árbitro seguiu reto. Em outros registros, é possível ver a reação durante o lance.

@canalwamo O JUIZÃO FOI PRO VAR, DEU O PÊNALTI PRA BOLIVIA E O ANCELOTTI NÃO GOSTOU! 🤨 #CanalWamo #tiktokesportes #selecaobrasileira ♬ som original – Canal WAMO

Reação nas redes sociais

O apoio majoritário dos torcedores no questionamento ao lance não impediu que Ancelotti virasse meme nas redes sociais. Internautas ironizaram a mudança de postura do técnico, especialmente pelo pouco tempo de casa.

“Entendeu rapidinho o jeitinho brasileiro”, disse um internauta. Outro sugeriu que a insatisfação ocorrerá de forma habitual durante sua passagem pelo continente: “Bem-vindo à América do Sul, Carlão”.

“Se acostuma, professor”, complementou um terceiro.

Como jogou a Seleção?

Há de se considerar o contexto em que a partida ocorreu no Estádio Hernando Siles, localizado em El Alto e considerado o segundo mais alto do mundo. Assim, na visão do treinador, sua equipe obteve êxito na postura adotada mesmo diante da ineficiência ofensiva.

“É muito difícil jogar aqui. Tivemos boa postura e criamos chances, mas faltou eficiência”, avaliou.

Com o revés, a Canarinho se classificou à Copa do Mundo de 2026 na quinta colocação sul-americana. Trata-se do pior resultado da história do país na competição classificatória.

Polêmica do pênalti

O único gol da partida surgiu após a marcação contestada de pênalti, no apagar das luzes do primeiro tempo. Bruno Guimarães dividiu com Roberto dentro da área, sem que o árbitro inicialmente apontasse a infração. Depois, com auxílio do VAR, identificou um toque no pé do lateral boliviano.

Esse toque evidentemente se tornou tema central nos debates pós-jogo e movimentou os bastidores. Além do técnico, outros integrantes da delegação brasileira, incluindo o presidente da CBF, Samir Xaud, que classificou o lance como “inaceitável”. Ele ainda acusou a arbitragem de “prejudicar deliberadamente o Brasil”.

Caminho até 2026

Com o encerramento da fase eliminatória, o Brasil volta as atenções para os preparativos da próxima etapa visando à Copa do Mundo de 2026 — nos EUA, Canadá e México. Ancelotti ainda terá amistosos pela frente para reorganizar a equipe e implementar novas ideias antes do Mundial.

 

| | Carlo Ancelotti protesta contra arbitragem em derrota do Brasil para Bolívia