A atriz Betty Faria, que está no ar atualmente com a reprise da novela “Tieta”, em “Vale a Pena Ver de Novo”, vive há mais de 10 anos um conflito familiar que teve grande repercussão no noticiário em 2023.

Na ocasião, a ex-atriz e roteirista Alexandra Marzo, filha de Betty Faria, usou as redes sociais para fazer um desabafo a respeito da mãe. Ela declarou ter problemas familiares desde a infância e chamou a mãe de sociopata e tóxica.

"Há muito tempo me mantenho calada perante às injustiças e calúnias proferidas pela minha progenitora à Justiça e à Imprensa. Desde 2012, venho enfrentando um sofrimento inominável e monstruoso. Nasci em uma família tóxica, extremamente disfuncional, com mãe sociopata", escreveu Alexandra.

Alexandra fez a publicação em reação a uma foto da mãe com a neta, Giulia Marzo Butler, hoje com 22 anos, no Festival de Cinema do Rio. "Minha filha foi e continua sendo usada pela avó para tudo o que lhe for conveniente, como fazem todos os que possuem transtorno do espectro narcisista/sociopata. Não existe amor nessas pessoas, apenas cobiça, competição, inveja e muita raiva", afirmou Alexandra.

A batalha familiar teve o seu auge em 2012, quando Betty Faria entrou na Justiça após Alexandra proibir que a filha Giulia fizesse visitas à avó nos fins de semana. Alexandra alegava que Betty levava a neta, então com 11 anos de idade, para baladas e servia a ela bebidas alcoólicas.

Betty Faria acionou a Justiça para poder ver a neta. “Vivi um filme de terror que durou mais de 10 anos. Basta!!", declarou Alexandra. "Minha filha foi e continua sendo usada pela avó para tudo que lhe for conveniente", completou.

Giulia é graduada em cinema pela PUC-Rio e tem uma relação muito próxima com a avó. Em 2024, ela dirigiu o curta-metragem “Como Chorar sem Derreter”, protagonizado por Betty Faria. "É lindo você crescer e descobrir que admira um parente tão próximo, que você por acaso tem uma relação ótima. Foi excelente", declarou a jovem em uma entrevista ao portal G1.

Nascida em 26/09/1968, Alexandra de Faria Marzo é filha de Betty Faria e do famoso ator Claudio Marzo (foto), morto em 2015.

Por muitos anos, ela trabalhou como atriz em novelas da Rede Globo, como “O Salvador da Pátria” (1989), “Fera Radical” (1988) e “Mulheres de Areia” (1993). Ela abandonou a carreira artística e hoje trabalha como astróloga e pesquisadora.

Casos como o de Betty Faria e sua filha não são incomuns no universo artístico. Em 2023, rusgas da atriz Larissa Manoela com os pais também trouxeram à tona a questão de desavenças familiares de famosos.

Larissa contou que decidiu abrir mão do seu patrimônio de R$ 18 milhões para poder ter controle total sobre sua carreira, sem envolvimento familiar.

Veja a seguir outras celebridades que decidiram se distanciar de seus parentes para gerenciar suas próprias carreiras.

Beyoncé - Em 2011, a artista tomou a decisão de demitir o próprio pai, que também era seu empresário na época, Mathew Knowles. Ela o acusou de desviar dinheiro de sua turnê.

O pai de Beyoncé negou todas as alegações e até entrou com um processou a Live Nation, que era a produtora dos shows da filha, alegando prejuízo financeiro.

Em 2016, a cantora compartilhou uma foto ao lado de seu pai durante a turnê "The Formation World Tour", sugerindo que eles tinham resolvido suas diferenças. No entanto, até hoje ele não retomou o papel de empresário na carreira da diva do pop…

Britney Spears - Em um dos casos mais emblemáticos do meio artístico, a princesinha do pop travou uma longa batalha contra o pai, Jamie Spears, e inspirou muitos fãs e admiradores da cantora a criar o movimento #FreeBritney.

A disputa legal entre os dois ganhou um enorme destaque na mídia do mundo todo e chegou a gerar até um documentário sobre o caso. Depois de ficar sob a tutela de seu pai por 13 anos, em novembro de 2021 a cantora finalmente conseguiu se libertar do que seus fãs chamavam de "prisão".

Ao longo de todos esses anos, era o pai quem tinha controle sobre todos os bens da artista e tomava decisões pessoais em sua vida.

Gabriel Medina - A vida familiar do surfista se tornou um assunto público em meados de 2020. Uma série de desentendimentos acabaram resultando em um acordo legal e na divisão de bens.

Na época, Gabriel Medina se casou com a modelo Yasmin Brunet, apesar da resistência de sua mãe e padrasto.

A mãe chegou a dizer que se afastou porque achava a modelo controladora. Por conta das brigas, Medina parou de falar até com sua irmã mais nova, a também surfista Sophia.

Um tempo depois, Medina reduziu o dinheiro que costumava dar à sua família todos os meses. A questão foi parar na Justiça e ele concordou em dar aos pais propriedades avaliadas em milhões de reais.

Jojo Todynho - Depois que a entrevista de Larissa Manoela ganhou destaque, Jojo usou suas redes sociais para compartilhar seus sentimentos sobre a relação complicada com sua mãe biológica.

"Minha mãe é quem me criou. Minha avó, minha tia, minha mãe Maria Helena. A minha mãe (biológica) pagava cento e vinte reais de pensão e falava na época que isso era esmola, e que bebia isso de cerveja", desabafou.

Jojo também compartilhou que tomou medidas legais para remover o nome de sua mãe biológica de sua certidão de nascimento para garantir que, em caso de morte, sua herança não vá para ela...

Macaulay Culkin - O eterno Kevin de “Esqueceram de Mim” se envolveu em uma série de disputas envolvendo seu pai, Kit Culkin que, segundo o ator, gerenciava mal suas finanças.

O ator conseguiu sua emancipação em 1994, aos 14 anos. Na época, seu patrimônio estava avaliado em US$ 17 milhões.

Em várias entrevistas, Macaulay Culkin já acusou seu pai de ser um "abusador," alegando que enfrentou abusos físicos e verbais durante a infância.

Drew Barrymore - A atriz cresceu em uma família de artistas e conseguiu sua emancipação aos 15 anos após uma série de desentendimentos com sua mãe.

A atriz alegou que foi sua mãe quem a introduziu ao vício quando tinha apenas 13 anos. Barrymore contou que teve problemas com álcool e drogas ao longo da vida.

No primeiro episódio de seu podcast, o "Drew's News", a atriz chegou a dizer que a mãe a proibia de comer doces, mas “maconha e álcool era tudo bem”.