O ator Michael Douglas, um dos grandes nomes de Hollywood, anunciou sua aposentadoria da atuação aos 80 anos.

A declaração foi feita durante sua participação no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, que acontece na Tchéquia.

Sem trabalhar desde 2022, o ator explicou que a pausa se deve ao tratamento de um câncer na garganta em estágio quatro, que poderia comprometer sua fala e, consequentemente, sua carreira.

"Trabalhei duro por quase 60 anos e não queria queria ser uma daquelas pessoas que simplesmente caem mortas no set de filmagens", afirmou o ator em bate-papo com o público.

Apesar da fala, o ator deixou aberta a possibilidade de retornar caso surja um projeto especial: "Eu digo que não estou aposentado porque se algo especial aparecer, eu volto, mas do contrário não."

O trabalho mais recente de Douglas foi na minissérie "Franklin", lançada em 2024 pela Apple TV+, na qual atua e é produtor-executivo.

Nos cinemas, o último trabalho do ator foi em "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania", de 2023. Relembre sua trajetória de sucesso!

Filho do lendário ator Kirk Douglas e da atriz Diana Dill, Michael Douglas nasceu em 25 de setembro de 1944, em New Brunswick, Nova Jersey.

Quando jovem, Douglas estudou na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, onde se formou em teatro.

Sua trajetória no cinema começou na transição dos anos 1960 para 1970, com filmes como "O Protesto", "Um Mundo Pequeno Demais" e "Árvore da Solidão".

No entanto, seu primeiro grande papel foi na série "The Streets of San Francisco", que foi ao ar de 1972 a 1977. Ele atuou ao lado de Karl Malden, a quem considerava um mentor.

Em 1975, Douglas produziu "Um Estranho no Ninho", um clássico do cinema estrelado por Jack Nicholson, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme. A partir daí sua carreira decolou.

A década de 1980 solidificou sua posição como um dos grandes atores de Hollywood. Em 1987, estrelou "Wall Street - Poder e Cobiça", interpretando o magnata financeiro Gordon Gekko.

No mesmo ano, protagonizou o suspense "Atração Fatal", ao lado de Glenn Close.

Outros filmes marcantes da carreira de Douglas foram "Síndrome da China", de 1979, a comédia "A Guerra dos Roses", de 1989 e "Um Dia de Fúria", de 1993.

Nos anos 90, Douglas continuou a emplacar papéis em thrillers de suspense, como "Instinto Selvagem", de 1992, "Vidas em Jogo", lançado em 1997, e "Um Crime Perfeito", de 1998.

Nos anos 2000, Douglas passou a diversificou mais seus papéis, atuando em comédias como "Dois é Bom, Três é Demais", de 2006 e retornando ao universo de Gordon Gekko em "Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme", lançado em 2010.

Em 2013, teve uma performance amplamente elogiada como o pianista Liberace no filme da HBO "Minha Vida com Liberace", o que lhe rendeu um Emmy.

Mais recentemente, Michael Douglas se aventurou no universo de super-heróis da Marvel, interpretando o Dr. Hank Pym nos filmes do "Homem-Formiga" (em 2015, 2018 e 2023) e "Vingadores: Ultimato", de 2019.

Na vida pessoal, Michael Douglas é casado com a atriz Catherine Zeta-Jones desde 2000, com quem tem dois filhos. Além disso, ele é pai de Cameron, fruto da relação com Diandra Luker, com foi casado por 18 anos.