O ator islandês Hafþór Júlíus Björnsson, conhecido mundialmente como "O Montanha" de "Game of Thrones", voltou a fazer história ao levantar 510 kg durante o World Deadlift Championships, em Birmingham, na Inglaterra.

O feito o tornou o único homem a ultrapassar a marca de 500 quilos em três ocasiões distintas. Antes dele, apenas o britânico Eddie Hall havia alcançado 500 quilos, em 2016. Björnsson já havia levantado 501 quilos em 2020 e 505 quilos em junho deste ano, na Alemanha.

O islandês retornou recentemente às competições de força após sete anos afastado e garantiu que ainda pretende ir além. Nas redes sociais, ironizou o novo recorde e afirmou que pode levantar “ainda mais peso” em breve.

Em 2023, no entanto, uma notícia ruim: Julius e sua esposa Kelsey Henson anunciaram que perderam seu bebê, Grace Morgan Hafthorsdottir.

O neném nasceu com aproximadamente 21 semanas e meia de gestação, mas seu coração havia parado de bater. "As palavras não podem descrever nossa dor", escreveu o casal nas redes sociais.

Certa vez, o ator perdeu 55 kg em pouco tempo. O FLIPAR te mostrou à época e conta um pouco mais sobre a dieta e a carreira desse astro.

Ele pesava 205 kg no final de 2020 e passou a 155 kg. O atleta tinha uma motivação para tal: uma luta de boxe, amadora, com o britânico Eddie Hall, em destaque na imagem, que também é atleta de força.

Hafthor ganhou a luta. A vitória veio por decisão unânime dos juízes e o embate ficou conhecido como "a luta de boxe mais pesada da história". Na hora da luta, ele pesava ainda menos: 152 kg.

"Minha dieta mudou muito desde meus dias de Homem mais Forte. Eu costumava comer muito bife de costela e muito arroz. As calorias que eu como em um dia são muito menores. Eu costumava comer 10 mil calorias por dia, agora não como nem perto disso", comentou ele em seu canal no Youtube.

O café dele era bife de fraldinha, dois ovos, frutas e aveia. Depois, ele fazia um lanche na manhã com filé mignon, arroz e espinafre. Depois, o almoço costumava ter bacalhau com espinafre e batatas.

O jantar era peixe, arroz e abobrinha. A ceia era composta por iogurte feito exclusivamente para ele, composto de mais proteína e menos açúcar que os comuns, 30 gramas de manteiga de amendoim ou amêndoa e frutas vermelhas.

Obviamente, uma dieta dessas é rica em carboidrato e proteína, o que dá muita energia, mas também engorda caso a pessoa não faça exercício. O ator contou como se exercitava e que descobriu uma técnica que o ajudou a descobrir a dieta ideal para ele.

"É muito importante fazer seu exame de sangue e ver qual é a melhor dieta para você. Poucas pessoas fazem isso, mas se você quer o máximo de sua dieta, tem que fazer isso", comentou Bjornsson.

"Sou grande demais para correr. Meus joelhos não aguentam, é por isso que não corro", finalizou Hafthor.

Além de ator e atleta de força, Hafthor foi jogador profissional de basquete e atuou na liga islandesa, que não é das mais fortes do mundo. No entanto, ele teve que se aposentar aos 20 anos por conta de uma lesão no joelho. Em 2018, ele fez uma ponta no filme "Operação Ragnarok".

Ele participou várias vezes do torneio o "World's Strongest Man", sendo a primeira vez em 2011. Logo em seu ano de estreia, ficou em 6º lugar. Ele tem um título: em 2018. O torneio é considerado o principal do mundo em atletismo de força.

Ainda neste torneio, ele foi terceiro lugar em 2012 e 2013. Em 2014, 2016 e 2017, foi vice-campeão. Nesta última, aliás, o título ficou com o já citado Eddie Hall.

Também em 2018, outro feito importante: ele levantou 472 kg e bateu o recorde mundial de levantamento de peso morto. Ele também foi o que mais pontuou em todas as modalidades do torneio. Por isso, ele ganhou o Arnold Classic daquele ano, em Ohio, nos Estados Unidos.

Seus recordes pessoais impressionam: 380 kg no agachamento; 250 kg no supino; 450 kg no arremesso de pneu e 501 kg no levantamento de peso morto. E você? Motivado para fazer uma dieta agora?