
Faz três anos que o Brasil perdeu o ator Isaac Bardavid. Ele morreu aos 90 anos, em 1/2/2022, vítima de problemas respiratórios. Isaac deixou uma carreira não apenas diante das câmeras, mas também atrás delas. Afinal, era excelente dublador.
E a lista de dublagens é de espantar, tamanha a quantidade de personagens famosos que receberam a sua voz. Sem dúvidas, um dos mais populares é Wolverine, super-herói da Marvel que tem filmes próprios e que também faz parte do universo dos "X-Men".
Outro importante personagem da Marvel que ele dublou foi Odin, da saga de Thor, que aparece em várias histórias da Marvel: Hulk, Homem-Aranha, Vingadores....
Outro personagem que Bardavid dublou foi o vilão Esqueleto, mestre do mal do planeta Etérnia, no desenho "He-Man", da DC Comics, maior concorrente da Marvel.
Bardavid também deu voz a Jor-El, personagem de "Super-Homem", da DC Comics. Ele é um cientista do planeta Krypton, antes da sua destruição, vivido, entre outros artistas, pelo genial Marlon Brando.
Bardavid também fez dublagem em filme de terror. É dele a voz ameaçadora de Freddy Krueger, serial killer sobrenatural na série de filmes "A Hora do Pesadelo".
Isaac Bardavid também dublou Obi Wan Kenobi na saga "Star Wars", que agora pertence à Disney.
Ele também deu vida ao personagem Tigrão, da série "Ursinho Pooh", outra que também é da Disney.
Isaac atuou na franquia "Shrek", assinando as falas do Rei Harold, pai da Princesa Fiona, em três filmes.
O capitão Haddock, da série "As aventuras de Tintim", também tinha a voz de Isaac Bardavid.
Saindo do universo americano, um grande personagem que ele dublou foi o Dr Eggman, antagonista de "Sonic", da japonesa Sega. Ele também é conhecido como Robtnik.
O Chapeleiro Maluco, personagem de "Alice no País das Maravilhas", também recebeu a voz de Bardavid.
Robert Baratheon, um ex-guerreiro que virou rei na série "Game of Thrones", também foi dublado por Isaac Bardavid.
Reader, em "Pinguins do Papai", também foi dublado por Isaac. O filme americano é de 2011, estrelado por Jim Carrey.
Outro grande trabalho do ator foi dublar o Tio Fester Addams, nos filmes "A Família Addams" (1991) e "A Família Addams 2", em 1993.
Como ator diante da câmera ,Isaac Bardavid fez importantes personagens em novelas, filmes e seriados. Para muitos, o mais marcante foi Felisberto, na novela "O Cravo e a Rosa", em 2000.
Seu primeiro trabalho em TV foi na novela "O Porto dos Sete destinos", entre 1965 e 1966, na extinta TV Rio. Na foto, ele em "Escrava Isaura" (1976), em que interpretou o malvado José Francisco.
Entre os anos 1970 e 1971, ele interpretou o Beato Zacarias na novela "Irmãos Coragem". A obra é considerada o primeiro grande sucesso da Rede Globo.
Seu último papel em novela foi em "Totalmente Demais", quando interpretou o Sheik Ibrahim Alfaray, na Rede Globo.
Em série, seu último trabalho foi em "Carcereiros", também da Globo, que teve teve três temporadas entre 2017 e 2021.