Você já ouviu falar em White Day? O dia 14 de março é chamado de assim no Japão, em Taiwan e na Coreia do Sul. Na tradução literal, Dia Branco.
É um dia em que os homens dão presente às mulheres em gratidão pelos presentes que receberam delas no mês anterior - o Dia dos Namorados (14 de fevereiro).
É muito comum, no 14 de fevereiro, as mulheres presentearem os homens com chocolate. E eles retribuem no 14 de março.
Um fato interessante sobre o White Day é o chamado sanbai gaeshii, “retorno triplo”, um tipo de protocolo social no qual o homem deve dar um presente que custe o triplo do presente que ele recebeu no Dia dos Namorados.
Por isso, além do chocolate, as mulheres também costumam receber joias ou outros tipos de presentes, geralmente na cor branca (ou prata), por causa do nome do dia.
E as embalagens de chocolate são caprichadas. Não apenas o chocolate branco. Tem chocolate preto ao leite também. Bombons fazem sucesso.
Além do chocolate, os marshmallows também são comuns em caixas de presente, acompanhados de balas, biscoitos, guloseimas em cor clara.
A data, inclusive, foi criada como Dia dos Marshmallows, e só depois mudou de nome. Foi lançada como uma estratégia de marketing de uma empresa de doces, em 1978. E tornou-se tradição.
No White Day, também é comum que os homens deem chocolate de presente para colegas de trabalho. Neste caso, trata-se do giri-choco, diferente do chamado honmei-choco, reservado para situações de envolvimento amoroso.
As duas datas - White Day (14 de março) e Valentine Day (Dia dos Namorados, em 14 de fevereiro) - movimentam o comércio, impulsionando a economia.
No caso do Dia dos Namorados, o 14 de fevereiro é a data oficial na maioria dos países em todos os continentes.
O Valentine's Day foi criado em honra de São Valentim pelo papa Gelasius no ano 496.
São Valentim foi um padre de Roma condenado à morte no século III e canonizado.
A conotação romântica foi atribuída à data no fim da Idade Média. As pessoas celebravam o dia de acasalamento dos pássaros. E namorados deixam mensagens na soleira das portas.
Em 14 de fevereiro era realizado um festival romano chamado Lupercália, celebrando a fertilidade e homenageando Juno (deusa da mulher e casamento - foto) e Pan (deus da natureza).
A data também marcava as celebrações pela primavera, a estação das flores.
No século XIX, as pessoas adquiriram o hábito de enviar cartões para os namorados. Isso era muito comum, principalmente, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.
No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho. O idealizador dessa data foi o empresário João Dória, pai do atual governador de São Paulo.
Doria presidia uma empresa publicitária que representava a Exposição Clipper, conceituada loja dos anos 1940 em São Paulo. Para alavancar a vendas em junho, mês sem feriado comercial, ele criou o slogan "Não é só com beijos que se prova o amor".
A data escolhida foi 12 de junho porque é o dia que antecede a comemoração de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro.
A iniciativa deu tão certo que a empresa conseguiu um prêmio de agência do ano. E a data se consolidou como uma dos melhores no comércio de presentes no Brasil.
O fato é que, seja em qualquer lugar do mundo, em qualquer data, e não por motivos comerciais, é sempre um bom momento para surpreender quem se ama.