O alecrim é uma erva aromática e medicinal, popular no Brasil, que apresenta características importantes para a saúde dos indivíduos. Uma delas foi descoberta recentemente pela Universidade britânica de Northumbria, sobre fortalecer a memória e a saúde cerebral.
De acordo com uma pesquisa britânica, o alecrim traz benefícios cognitivos, sendo possível alavancar um aspecto importante do cérebro, como 75% da memória de um indivíduo.
Esse estudo é da Universidade de Northumbria, que mostra que inalar óleo essencial de alecrim antes de tarefas aumenta significativamente a capacidade de lembrar compromissos e informações.
Diante disso, o alecrim se revela um poderoso aliado para a saúde cerebral, com efeitos comprovados na memória prospectiva (tarefas no futuro).
Os pesquisadores dividiram 66 participantes entre duas salas. Uma com difusor de óleo essencial de alecrim (4 gotas) e outra sem o aroma.
Desse modo, o grupo exposto ao aroma de alecrim teve desempenho 60% a 75% melhor em lembrar de realizar tarefas futuras comparado ao outro grupo.
Outro ponto que melhorou significativamente foi o estado de alerta. Assim, as análises sanguíneas revelaram que o 1,8-cineol, composto presente no óleo, que atua nos sistemas bioquímicos que sustentam a memória.
Essas descobertas abrem caminho para novos tratamentos de condições que afetam a memória, sobretudo para idosos. Uma alternativa natural, visto que essa erva é acessível ao consumidor.
Cabe salientar que, na medicina tradicional, o alecrim já era usado para diversos fins. Todavia, agora a ciência comprova seus efeitos na cognição e no sistema nervoso central.
No entanto, não é só nesse aspecto que o alecrim traz benefícios. Afinal, ele também protege o fígado, melhora a circulação sanguínea e facilita a digestão.
O vegetal Rosmarinus officinalis, popularmente conhecido como alecrim, é uma erva aromática comum na região Mediterrânea, ocorrendo dos 0 a 1500 metros de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária.
Devido ao seu aroma, o qual apresenta frescor característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
O Alecrim consiste em um arbusto perene que alcança altura média de 1,2 metros. Apresenta estrutura muito ramificada, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas e lanceoladas.
Esses efeitos do alecrim na saúde acontecem porque essa planta possui propriedades tônicas, antioxidantes, estimulantes, antissépticas, diuréticas, cicatrizantes e antimicrobianas.
O alecrim pode ser usado no preparo de chás, banhos de assento ou tintura, além de também ser utilizado para temperar alimentos.
O óleo essencial de alecrim costuma estar presente em cosméticos para cabelos e peles mais oleosas e que têm tendência a ter caspa ou queda capilar. Isso acontece devido a suas propriedades antifúngicas e antibacterianas.
Ele ajuda a melhorar a digestão porque possui ação antiespasmódica, reduzindo a produção de gases e diminuindo a distensão abdominal.
Essa planta aromática também possui efeitos hepatoprotetores e diuréticos, estimulando as enzimas do fígado responsáveis pela desintoxicação do organismo. Ela ajuda a eliminar as substâncias tóxicas através da urina.
O alecrim é rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, que ajudam a melhorar o sistema imunológico e prevenir infecções.
É usado na aromaterapia para aliviar o estresse e a ansiedade, pois ajuda a reduzir a pressão arterial e a controlar os batimentos cardíacos.
Além disso, o alecrim ajuda a melhorar os sintomas da TPM, como cólicas abdominais, a regular a menstruação e a reduzir o sangramento excessivo nesses casos.
Dessa forma, a planta também ajuda a tratar problemas respiratórios. É indicado para controle de tosse, gripe e crises de asma.
Por fim, ele pode ser consumido em forma de chá. No modo de preparado, adicionar o alecrim na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos, devidamente tapado. Em seguida, coar, deixar amornar e tomar, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.