Um livro autobiográfico lançado nesta terça-feira (08/04) por Elizabeth Hanks, filha de Tom Hanks, promete dar o que falar.

Em "Os 10: Um Livro de Memórias da Família e A Estrada Aberta", Elizabeth relata memórias difíceis de sua infância, marcada por negligência e violência.

Após o divórcio de Tom Hanks e Samantha Lewes em 1985, Elizabeth e seu irmão Colin viveram com a mãe em Sacramento e viam o pai apenas nos fins de semana e férias.

No livro, Elizabeth descreve o ambiente caótico da casa, sugerindo que sua mãe sofria de transtorno bipolar, apesar de nunca ter sido diagnosticada.

"O quintal ficou tão cheio de cocô de cachorro que era impossível andar por lá, a casa fedia a fumaça", contou em um trecho.

"A geladeira estava frequentemente vazia ou cheia de comida estragada, e minha mãe passava cada vez mais tempo em sua grande cama, imersa na leitura da Bíblia", contou.

A filha do astro relata inclusive um episódio de violência física que a levou a se mudar para Los Angeles para viver com o pai e a madrasta, Rita Wilson (foto).

Além disso, Elizabeth descobriu segredos perturbadores sobre seu avô materno ao ler o diário da mãe, incluindo a possível prática de um crime grave.

"Ela [Samantha Lewes, ex-mulher de Tom Hanks] descreveu um crime horrível que o pai dela teria cometido contra uma menina. Eram relatos gráficos, com datas e detalhes", relata Elizabeth.

Samantha Lewes morreu em 2002 devido a um câncer nos ossos. Ela era atriz e trabalhou na série "Bosom Buddies" (1980-1982), além do filme "Mr. Success" (1984).

Tom Hanks, pai de quatro filhos (dois com Samantha e dois com Rita Wilson), permanece casado com Rita desde 1988.

Natural de Concord, na Califórnia (EUA), Tom Hanks tem 68 anos e é considerado um dos atores de maior prestígio no mundo.

Já em 1988, Hanks foi indicado ao Oscar pela primeira vez pelo desempenho na comédia "Quero ser Grande", na qual vive um garoto que fica com aparência de adulto.

Como ator, Tom Hanks recebeu seis indicações ao Oscar e venceu duas: por "Filadélfia" (1993) e "Forrest Gump: O Contador de Histórias" (1994 - foto).

Além disso, Hanks atuou em diversos filmes de prestígio ao longo dos anos, como "O Resgate do Soldado Ryan" (1998), "À Espera de Um Milagre" (1999), "Náufrago" (2000), "Prenda-Me se for Capaz" (2002) e "Capitão Phillips" (2013).

Tom Hanks também é dublador. É dele a voz do boneco Woody, protagonista das animações de "Toy Story".

Em 2024, Tom Hanks estrelou "Aqui", repetindo a parceria com a atriz Robin Wright e o diretor Robert Zemeckis — os três trabalharam juntos em "Forrest Gump". O filme estreou está disponível no Prime Video.