Há 103 anos, em 27/5/1922, nascia Christopher Lee. Britânico, nascido em Londres, ele se tornaria um dos atores mais conhecidos do cinema americano. E se consagraria, principalmente, pelo papel de Drácula. Ficou marcado pelo papel.
Ele usou a capa do vampiro mais vezes do que qualquer outro ator, em quase 10 filmes, entre 1958 e 1976. Curiosamente, a última vez foi no filme francês de terror cômico "Drácula: Pai e Filho" (1976). Lee interpreta um Drácula com um filho inútil que se recusa a seguir seus passos.
Um outro papel marcante na carreira de Lee foi Saruman, na saga "Senhor dos Anéis". O ator morreu em 7/6/2015, aos 93 anos. Ele também foi cantor e militar, tendo servido na Segunda Guerra Mundial.
Em homenagem a Christopher Lee, um dos vampiros mais famosos da história do cinema, veja outros atores que interpretaram esses seres lendários com dentes afiados em filmes de horror.
O ator sueco Bill Skarsgård interpretou o vampiro em "Nosferatu", filme dirigido por Robert Eggers e lançado em dezembro de 2024.
No filme, Bill faz o papel do Conde Orlok e contracena com Lily Rose-Depp, a filha de Johnny Depp.
Bela Lugosi: Ao longo de 50 anos de carreira, o húngaro Lugosi interpretou vampiros em quatro oportunidades, sendo duas como Conde Drácula. Foi o suficiente para torná-lo referência para sempre. A tradicional capa, a gola levantada e os maneirismos, tudo isso foi imortalizado pelo ator, ainda no início dos anos 30.
Personagem e ator ficaram tão próximos que Lugosi foi enterrado com a mesma capa que usou nos filmes ao viver o vilão. O pedido do ator, para ser enterrado como Drácula, até hoje é comentado. E passou a ganhar as modernas redes sociais, que na época, claro, não existiam.
Max Schrek: O primeiro personagem vampiro que inspirou o Conde Drácula nos cinemas surgiu em 1922. Tratava-se de Conde Orlok, do filme "Nosferatu", dirigido por FW Murnau.
O ator Max Schrek interpretou o papel e sua atuação sombria e aterrorizante trouxe uma nova imagem para o personagem. Para evitar violação de direitos autorais, o filme fez alterações nos nomes e detalhes do livro original.
Apesar das mudanças, a família de Bram Stoker -- detentora dos direitos do personagem -- entrou com um processo e ganhou, resultando na destruição de todas as cópias do filme. Mesmo assim, algumas cópias sobreviveram e "Nosferatu" tornou-se um dos filmes mais influentes da história do cinema.
Morgan Freeman: Poucos sabem. Mas entre 1971 e 1977, Morgan Freeman, então um ator desconhecido, interpretou uma versão cômica do Drácula em uma série infantil de televisão chamada "The Electric Company".
O programa foi concebido para crianças de 5 a 9 anos e contou com diversas seções que ensinavam desde experimentos científicos até como dançar diferentes tipos de música.
Frank Langella: Logo após a saída de Christopher Lee do papel de Drácula, ele foi substituído por Frank Langella em 1979, no filme homônimo.
O filme foi relativamente bem-sucedido, recebendo alguns prêmios e abrindo portas para Langella em sua carreira, permitindo que ele emplacasse diversos outros trabalhos no futuro.
Gary Oldman: Desde a interpretação marcante de Bela Lugosi, muitos atores que assumiram o papel de Drácula retrataram o lado elegante e sedutor do personagem.
Porém, o ator que mais se destacou nessa vertente foi, sem dúvida, Gary Oldman no filme "Drácula", de 1992, dirigido por Francis Ford Coppola.
O enredo do filme se concentra em um romance eterno entre Drácula e Mina Harker, que não tem relação com o romance original. Os efeitos de maquiagem foram considerados um marco para a época.
O filme foi um sucesso de crítica e público e trouxe o personagem de volta à moda depois de um longo período sem destaque. A interpretação de Oldman é inesquecível!
Luke Evans: O ator Luke Evans foi um dos últimos a assumir o papel relacionado ao personagem, mas não exatamente como o Conde Drácula. Em vez disso, ele interpretou Vlad Tepes, também conhecido como o Empalador, um príncipe histórico da Valáquia com quem o vampiro foi associado.
Embora o filme tente contar as origens de Vlad e como ele se tornou um vampiro, a trama acaba ficando um tanto confusa. Parece que o personagem do Drácula foi colocado em um caixão cinematográfico por um tempo após esse filme.
Na televisão, o Conde Drácula também teve seus momentos de glória. Destaque para a série britânica "Jovem Drácula" (2006), com 5 temporadas, tendo Keith-Lee Castle no papel principal.
Dois exemplos mais recentes incluem Jonathan Rhys Meyers (foto) na série "Drácula" de 2013, produzida pela NBC, e Claes Kasper Bang, o ator dinamarquês que interpretou o conde na minissérie homônima de 2020, produzida em parceria entre a BBC e a Netflix.
Nicolas Cage: Vive Drácula em "Renfield - Dando Sangue Pelo Chefe" (2023). Na trama, um misto de terror com comédia, o vampiro Renfield (Nicholas Hoult) cansou de servir o vampirão e fará de tudo para se ver livre do chefe.
A direção é de Chris McKay (de “LEGO Batman: O Filme”). Também estão no elenco Awkwafina (foto), Ben Schwartz e Adrian Martinez.