Uma das bonecas Annabelle, usada nas gravações de filmes de terror, estava entre os itens queimados no incêndio no Shopping Nova América, em Del Castilho, no Rio de Janeiro. Foi em julho de 2024 e o FLIPAR mostrou na ocasião. Relembre.

A exposição da Warner, numa área de 1.500 m2, reunia figurinos e objetos de filmes de cinema, como Harry Potter, Batman e Scooby-Doo, e séries de TV, como Friends.

Mas o que viralizou nas redes sociais foi a boneca. Por ser amaldiçoada, ela rendeu muitos memes sobre o perigo no Rio de Janeiro. “Nem ANNABELLE resistiu ao TERROR que é o Rio…”, comentou um usuário no X . "O RJ não é para amadores", disse outro.

Annabelle ganhou popularidade quando apareceu no primeiro filme da franquia, "Invocação do Mal", dirigido por James Wan e estrelado por Vera Farmiga e Patrick Wilson, em 2013.

Com a grande repercussão, já em 2014 a boneca ganhou seu próprio filme: "Annabelle", dirigido por John R. Leonetti, mostrava os efeitos nocivos e perigosos que a boneca exercia para uma família.

Depois, foram lançados os filmes "Annabelle: A Criação do Mal" (2017) e "Annabelle 3: De Volta Para Casa" (2019).

E a franquia "Invocação do Mal" teve outros dois filmes (em 2016 e 2021). E um quarto filme tem estreia prevista para setembro de 2025.

Annabelle tornou-se tão famosa nos filmes que a Mattel, fabricante da Barbie, decidiu investir numa linha de brinquedos inspirada no gênero de filmes de terror. E lançou em 2023 a boneca Annabelle.

Annabelle, inclusive, vem na caixa de vidro que é típica da proteção que a boneca verdadeira recebe: uma redoma benzida de tempos em tempos por um padre, para conter o Mal.

A boneca, com olhos grandes e cabelos trançados num tom castanho dourado, custa US$ 65 (cerca de R$ 315).

A fama da boneca Annabelle surgiu a partir de uma história considerada verdadeira que envolve o casal Ed e Lorraine Warren. Lorraine Warren era médium e seu marido, Ed, investigava casos de paranormalidade, com o apoio da mulher.

A boneca seria um canal para a atuação de uma entidade que perturbava uma estudante de Enfermagem chamada Donna, em 1968. A boneca surgia, de repente, em diferentes partes da casa.

Além disso, fenômenos sobrenaturais foram se agravando, a ponto de um amigo de Donna, chamado Lou, afirmar que sentiu garras em seu peito. Um padre, então, chamou Ed e Lorraine para verificar o caso.

Ed e Lorraine identificaram que a boneca canalizava espírito maligno. Eles levaram a boneca para casa, onde mantinham um cômodo destinado a armazenar objetos que tinham sido apreendidos durante ações de exorcismo.

Na casa, a grande sensação é justamente a boneca Annabelle, sempre trancada numa redoma (com o aviso de que a porta não deve ser aberta) e recebendo água benta com frequência. Na foto, Ed e Lorraine com a boneca

A boneca verdadeira é bem diferente da boneca do filme: é de pano, com cabelos vermelhos e um sorriso. Ela se chamava originalmente Raggedy Ann, inspirada numa boneca de pano da filha do ilustrador e autor de livros infantis Johnny Gruelle (1880-1938

Ed morreu em 2006, aos 79 anos, e Lorraine viveu até 2019, chegando aos 92 anos. No cinema, eles foram interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga em todos os filmes da franquia "Invocação do Mal".

Só que, nos filmes, Annabelle é bem diferente da original. Não é de tecido e tem um semblante mais malicioso. E é justamente essa boneca que podia ficar em exposição, já que a original, por motivos óbvios, nunca sai da caixa de proteção contra o Mal.

O Museu Oculto dos Warren funciona na antiga casa do casal, em Connecticut. E tem muitas peças 'amaldiçoadas', além de Annabelle. Um padre vai lá para benzer o ambiente com frequência.