Considerada a maior fruta de árvore do mundo, já que atinge 35 kg, a jaca é rica em nutrientes que trazem benefícios importantes para a saúde. Cultivada em regiões tropicais, ela se espalhou pelo Brasil após a chegada dos portugueses e trouxe sabor à culinária nacional.

Nativa do sul da Índia, esta fruta foi domesticada de forma independente, conforme indicado pelos nomes do sudeste asiático que não são derivados das raízes sânscritas.

A fruta foi posteriormente introduzida em Guam por colonos filipinos quando ambos faziam parte do Império Espanhol. Além disso, é um dos símbolos de Bangladesh e do estado de Kerala, na Índia.

A jaca é adequada em planícies tropicais e amplamente cultivada em regiões tropicais do mundo, incluindo Índia, Bangladesh, Sri Lanka e nas florestas das Filipinas, Indonésia, Malásia e Austrália.

Ela fornece diversos benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, facilitar a perda de peso, ajudar a controlar a pressão arterial e prevenir o envelhecimento precoce.

Os benefícios citados se devem ao fato da fruta ter ótimas quantidades de fibras, vitamina C e compostos antioxidantes, como flavonoides, saponinas, carotenoides e compostos fenólicos.

Com um aroma forte e sabor adocicado, a jaca pode ser consumida ao natural, desidratada ou no preparo de sucos, doces e geleias. Ela fornece mais de três gramas de proteína por xícara, em comparação com 0-1 gramas em outros tipos de frutas, como maçãs e mangas.

A fruta verde pode ser usada em receitas vegetarianas. Já os caroços da jaca também podem ser consumidos cozidos, assados ou na forma de farinha.

A jaca contém uma ótima quantidade de fibras, que promovem a formação do bolo fecal e estimulam os movimentos naturais do intestino.

Além disso, a jaca contém potássio, um mineral que ajuda eliminar o excesso de sódio do organismo, contribuindo assim para o equilíbrio da pressão arterial.

A jaca contém vitamina C, flavonoides e carotenoides, compostos antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelo excesso de radicais livres. Eles, então, ajudam a evitar o surgimento de rugas, flacidez e envelhecimento precoce.

Por ser rica em fibras, essa fruta diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue. Isso ajuda no combate à diabetes.

A jaca contém betacaroteno, luteína e zeaxantina, carotenoides que protegem os olhos contra os radicais livres e os raios ultravioletas do sol, ajudando a evitar situações como catarata e degeneração macular.

As fibras presentes reduzem a absorção de gorduras no intestino, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue. Isso diminui o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose.

Por conter boas quantidades de carboidratos, a jaca fornece energia para o cérebro, melhorando a disposição mental. É uma ótima opção de pré-treino para quem pratica atividades, aumentando a energia e a força.

A Artocarpus heterophyllus, também conhecida como jaqueira, é uma espécie de árvore da família das figueiras, amoreiras e frutas-pão (Moraceae). Então, a origem está na região dos Gates Ocidentais, localizada no sul da Índia.

Assim como tantas outras plantas, a jaqueira (Artocarpus heterophyllus) chegou ao Brasil por mãos portuguesas. Originária da Índia, a jaca teve um papel importante no reflorestamento da Floresta da Tijuca em virtude da falta de água em determinada época

O fruto da jaqueira é o maior de todas as árvores, atingindo até 35 quilogramas, sendo 90 centímetros de comprimento e 50 centímetros de diâmetro.

Uma jaqueira madura produz cerca de duzentos frutos por ano, com árvores mais velhas produzindo até quinhentos frutos ao longo dos 365 dias.

Ela é uma fruta múltipla composta de centenas a milhares de flores individuais, e as pétalas carnudas da fruta verde são consumidas. Comumente usada em frutas, a jaca verde enlatada tem sabor suave e textura carnuda, sendo chamada de "carne vegetal".

O consumo mais comum da fruta é in natura, mas pode ser comida fresca, em saladas de frutas, compotas, xaropes, doces e geleias.

Além disso, as raízes e os extratos têm sido usados na medicina tradicional indiana e do Sri Lanka para tratar várias condições, incluindo asma, diarreia e úlceras estomacais, porém sem comprovações científicas.

Com a proximidade do verão no Brasil, diversas frutas podem ser utilizadas em picolés e sorvetes, e com a Jaca não é diferente, levando seu sabor característico.

A jaca é uma fruta versátil que pode ser consumida de diversas formas e incluída em diversas refeições. Assim, a carne de jaca pode ser utilizada em diversas receitas, como tacos, sanduíches e recheios de tortas.