A apresentadora Adriane Galisteu disse que não gosta do ator Francisco Cuoco: "Tenho pavor dele", ela revelou no documentário "Barras Invisíveis, produzido pela Universal.

Adriane disse tinha 9, 10 anos, estava numa feira e sua mãe pediu que ela pegasse autógrafo com Francisco Cuoco. Mas ele foi seco: "Agora não". "Me traumatizou", disse Adriane.

Francisco Cuoco é um dos rostos mais conhecidos da teledramaturgia brasileira, mas está distante da TV desde 2023 por dificuldades de saúde. Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”, ele falou sobre sua situação.

Cuoco, de 91 anos, contou que está pesando atualmente 130 kg, com as pernas inchadas e os pés com manchas roxas, o que acarreta problemas de locomoção. Ele também utiliza uma sonda nasal.

Atualmente, o ator mora em um apartamento na zona de sul de São Paulo com a irmã, Grácia Cuoco, de 86 anos, e conta com o auxílio de cuidadores para poder fazer atividades básicas, como levantar da cama e tomar banho.

“Tenho alguns problemas de saúde, de locomoção, mas é suportável”, afirmou Cuoco na entrevista.

“Assisto ao jornal, alguma reportagem mais interessante. Mas perdi o interesse em novelas. Vejo filmes. Mas não sempre, porque eles são muito longos”, declarou o ator ao comentar sobre sua rotina.

Nascido em 29/11/1933, em São Paulo, Francisco Cuoco é filho de feirante e foi criado no bairro do Brás, ajudando o pai com as vendas na feira e estudando à noite.

Francisco buscava uma profissão estável e desejava ser advogado, mas, ao entrar em contato com a Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita, decidiu ser ator.

Ele iniciou a carreira na TV Tupi em 1957. Depois, passou por TV Rio, TV Excelsior e Record até chegar à Rede Globo, em 1970.

Francisco Cuoco fez dezenas novelas de sucesso e conquistou muitos fãs pelo talento e também pelo ar e jeito de galã.

O ator viveu personagens marcantes, que entraram para a história das telenovelas, como o vidente Herculano Quintanilha em O Astro (1977).

Ele também deu vida ao taxista Carlão em "Pecado Capital" (1975), grande sucesso da teledramaturgia.

Na novela “O Outro”, em 1987, Francisco Cuoco interpretou Paulo Della Santa e Denizard de Mattos, dois homens com trajetórias muito diferentes, mas um ponto em comum: a incrível semelhança física.

Cuoco ganhou três vezes o Troféu Imprensa, pelas novelas “Redenção” (1967), “O Cafona” (1971) e “Selva de Pedra” (1972). E foi indicado outras vezes. Na foto, Cuoco com Felipe Carone em "O Cafona".

Ele também fez cinema e teatro. Entre as peças que encenou está "O Último Bolero", com Chico Tenreiro e Adriana Lessa, em 2005.

No cinema, um dos filmes que estrelou foi "Cafundó", ao lado de Lázaro Ramos e Leona Cavalli.

A última aparição de Francisco Cuoco na televisão foi em “No Corre”, série humorística do Multishow.

Já em telenovelas, seus últimos trabalhos foram “Segundo Sol” (2018) e “Salve-se Quem Puder” (2020).

Francisco Cuoco foi casado três vezes. O primeiro casamento foi com a atriz Carminha Brandão (na foto, na novela "Mulheres de Areia"), doze anos mais velha que ele, entre 1960 e 1964.

Mais tarde. o ator casou-se com Gina Rodrigues, com quem teve três filhos, Tatiana, Rodrigo e Diogo. Eles se divorciaram em 1984.

Entre 2013 e 2017, Francisco Cuoco viveu com a estilista Thaís Almeida, na época com 27 anos (54 anos mais jovem). Depois, Gina voltou a morar com ele, mas apenas como amiga.