Com as grandes cidades cada vez mais entupidas de gente, alguns projetos ousados já desafiaram os limites da engenharia urbana.

Foi o caso do DAF Super CityTrain, o ônibus mais longo já construído, com 32,2 metros de comprimento.

Este ônibus gigante foi fabricado na Holanda em 1989 e tinha capacidade para 350 passageiros.

Originalmente, o DAF Super CityTrain foi projetado para operar em Kinshasa, na República Democrática do Congo.

O ônibus enfrentou desafios como infraestrutura inadequada, manutenção cara e necessidade de motoristas especializados, sendo retirado de circulação pouco tempo depois.

Mesmo assim, o DAF Super CityTrain entrou para o Guinness Book e influenciou projetos futuros. Veja outros modelos que surgiram a partir do maior ônibus já feito!

Youngman JNP6250G (China) – Comprimento: 25 metros; Capacidade: Não informada. Opera em larga escala em cidades como Pequim.

AutoTram Extra Grand (Alemanha) – Comprimento: 30,7 metros; Capacidade: 256 passageiros. Foi um modelo experimental, nunca posto em circulação totalmente.

Volvo Gran Artic 300 (Brasil) – Comprimento: 30 metros; Capacidade: 300 passageiros. Usado em sistemas BRT brasileiros, como em Curitiba e Goiânia.

Esses ônibus extralongos são vantajosos por sua alta capacidade de transporte, reduzindo frota e emissões de gases poluentes.

Por outro lado, eles exigem infraestrutura adequada, manutenção especializada e adaptação urbana.

Atualmente, a indústria investe em modelos sustentáveis (elétricos/hidrogênio), como os da BYD, Mercedes-Benz e Volvo, focando em eficiência energética.

A história dos ônibus começou no início do século 19, quando surgiram os primeiros veículos de transporte coletivo puxados por cavalos.

O primeiro ônibus movido a motor foi introduzido na Alemanha em 1895, por Karl Benz.

Hoje populares no mundo todo, alguns modelos viraram até atração turística. Um dos mais reconhecidos mundialmente é o Routemaster, de Londres, lançado em 1956.

Em Curitiba, no Brasil, o sistema de ônibus BRT (Bus Rapid Transit) foi pioneiro e inspirou projetos em outras cidades globais.

Em alguns países, como a Índia, os ônibus são decorados com cores vibrantes e adornos artísticos, refletindo a cultura local.

Representando a nova geração dos ônibus elétricos, o BYD K9 é um dos mais vendidos no mundo, e já opera em cidades como São Paulo, Bogotá e Los Angeles.