Após o incêndio que atingiu a fábrica de fantasias Maximus Confecções, em Ramos (RJ), na manhã desta quarta-feira (12/02), a Polícia Civil decidiu interditar o local.
A interdição se deu devido à apuração de possível crime cometido e à falta de condições adequadas de funcionamento e segurança do local.
A fábrica era conhecida por fornecer fantasias para escolas de samba da Série Ouro (divisão de acesso do carnaval carioca).
O Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) também informou que irá apurar as condições de trabalho dos funcionários da fábrica.
O incêndio deixou pelo menos 21 feridos, alguns em estado grave devido à inalação de fumaça.
As escolas da Série Ouro Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte, que tinham as fantasias fabricadas no lugar, não serão julgadas no desfile deste ano.
A Série Ouro é a segunda divisão do carnaval carioca, organizada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA).
Em 2025, os desfiles da Série Ouro acontecerão nos dias 28/02 (sexta-feira) e 01/03 (sábado). Confira a ordem das apresentações!
Botafogo - Criada em 2018, a escola abrirá os desfiles, na sexta-feira (28/2), às 21h. O enredo "Uma Gloriosa História em Preto e Branco" contará a história do Botafogo de Futebol e Regatas.
Arranco - A agremiação do Engenho de Dentro leva as cores azul e branco e será a segunda escola a desfilar na sexta-feira, com o enredo "Mães que Alimentam o Sagrado".
Inocentes de Belford Roxo - Com as cores azul, branco e vermelho, a Inocentes de Belford Roxo levará o enredo "Ewe, a Cura Vem da Floresta" à avenida. Será a 3ª escola da sexta-feira.
Unidos da Ponte - A 4ª escola a entrar na avenida na sexta-feira vem de São João de Meriti e terá o enredo "Antropoceno", uma reflexão sobre a relação do homem com o Planeta Terra. Foi uma das escolas afetadas pelo incêndio da fábrica.
Estácio de Sá - Uma das escolas mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Estácio de Sá é a 5ª a desfilar, sob o tema "O Leão se Engerou em Encantado Amazônico".
União de Maricá - "O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7" será o enredo da 6ª escola da sexta-feira, que tem as cores vermelho, branco e ouro.
Em Cima da Hora - Esta escola do bairro Cavalcanti, da Zona Norte do RJ, carrega as cores azul-pavão e branco. Será a 7ª escola a desfilar com o enredo "Ópera dos Terreiros - O Canto do Encanto da Alma Brasileira".
União da Ilha - Direto da Ilha do Governador, a escola que tem as cores azul, branco e vermelho terá como tema "BA-DER-NA! Maria do Povo", sobre a história da bailarina italiana Marietta Baderna. Fecha os desfiles de sexta.
Tradição - A primeira escola a abrir a Sapucaí no sábado é original do bairro Campinho e carrega as cores azul royal, azul turquesa, ouro e branco. O enredo será "Reza".
União do Parque Acari - Sediada no bairro de Acari, a segunda escola do sábado levará o tema "Cordas de Prata: o Retrato Musical do Povo".
Acadêmicos de Vigário Geral - A escola terá como enredo "Ecos de um Vagalume", sobre o jornalista Francisco Guimarães (1875-1946), conhecido como Vagalume, conhecido por suas crônicas que falavam sobre o carnaval das ruas do Rio antigo nos séculos 19 e 20.
Unidos de Bangu - Será a 4ª escola a desfilar no sábado. O enredo será "Maraka'Anandê - Resistência Ancestral". Foi mais uma escola afetada pelo incêndio do galpão.
Porto da Pedra - Quinta escola a desfilar no sábado, a Porto da Pedra leva as cores vermelho e branco. O tema escolhido para 2025 é "A História que a Borracha do Tempo Não Apagou".
São Clemente - A escola do bairro Cidade Nova tem as cores amarelo e preto e levará o enredo "A São Clemente dá Voz a quem não tem" para a avenida.
Acadêmicos de Niterói - A azul e branca de Niterói levará a festa junina para a Sapucaí, com o enredo "Vixe Maria". Será a penúltima escola a desfilar no sábado.
Império Serrano - Mais uma escola prejudicada pelo incêndio na fábrica de fantasias, a tradicional Império Serrano, de Madureira, fecha os desfiles da Série Ouro 2025 com o enredo "O Que Espanta Miséria é Festa", em homenagem ao compositor e baluarte da escola Beto sem Braço, morto em 1993.