Um megacomplexo sustentável localizado em Xangai foi construído para transformar o urbanismo sustentável na metrópole chinesa.

O "Sky Garden", como é chamado, foi projetado pelo arquiteto britânico Thomas Heatherwick.

De nome oficial Tian’an Qianshu Shopping Mall, a estrutura tem 300 mil m² de área construída e foi concebida como uma espécie de colina artificial.

O lugar é coberto por mais de mil árvores e 250 mil plantas de dezenas de espécies.

O projeto impressiona por ter conseguido transformar um antigo distrito industrial em uma "montanha viva".

A vegetação cresce em centenas de colunas que funcionam como vasos gigantes, com sistemas internos de irrigação e drenagem.

Esse sistema faz com que a fachada atue como um sistema ecológico ativo, filtrando ar, reduzindo calor, diminuindo ruídos e ajudando a absorver carbono.

O complexo tem jardins suspensos, terraços panorâmicos e passarelas verdes, criando uma experiência sensorial para os visitantes.

Internamente, o local funciona como shopping, com mais de 90 lojas, 63 restaurantes e amplos espaços de convivência.

A proposta nasceu da revitalização do antigo distrito industrial às margens do Rio Suzhou Creek.

Com a construção do edifício, uma área que antes ficava abandonada se tornou um novo polo de cultura, lazer e comércio.

O projeto se tornou símbolo de regeneração urbana, incorporando o verde ao lado mais "caótico" de uma grande cidade.

Uma segunda fase, que já em estágio de desenvolvimento, prevê a construção de um hotel com 19 andares, escritórios e até residências!

Nascido em Londres em 1970, Thomas Heatherwick é um dos arquitetos e designers contemporâneos mais influentes do mundo na atualidade.

Ele ficou amplamente reconhecido por seu uso inovador da engenharia e materiais em projetos que transcendem as categorias tradicionais de design e arquitetura.

O britânico ganhou fama por seu desejo de desafiar a arquitetura genérica que ele mesmo chama de "epidemia de tédio".

Além do "Sky Garden", ele também é conhecido por outros projetos ousados, como o "The Vessel", estrutura em forma de colmeia com mais de 150 lances de escadas em Nova York.

Heatherwick também projetou o prédio da Escola de Design da Nanyang, em Singapura, a Little Island, no Rio Hudson, e o design do novo ônibus de dois andares New Routemaster, em Londres.