A cantora sertaneja Simone Mendes iniciou sua carreira solo há quase três anos, após o fim da dupla com a irmã Simaria, e vem obtendo imenso sucesso nesse novo caminho.

“Era uma dupla de milhões e milhões de streams, cachê alto, shows, agenda lotada. Foi uma separação no auge da carreira e quando isso acontece, o medo bate à porta. Sou a primeira dupla que se separa e dá certo”, declarou a cantora baiana ao site Toca, no portal UOL.

"É muito especial quando escutam a sua música e as pessoas identificam: 'essa é a voz da Simone'. Então, eu acho que encontrei o meu caminho e, no meu mundo, eu encontrei a minha majestade", completou uma das maiores vozes do sertanejo feminino.

Em novembro de 2024, ela gravou o projeto ao vivo “Cantando Sua História 2”, na Arena da Amazônia, e vem colhendo os frutos. Atualmente, ela é uma das artistas mais ouvidas do Brasil - tem duas canções no top 10 do Spotify Brasil.

No dia 04/05, a artista conquistou o Troféu Imprensa, prêmio definido por um júri especial, e o Troféu Internet, com eleição popular, no SBT. “Esse reconhecimento é um combustível para continuar dando o meu melhor”, afirmou a cantora após a premiação.

Uma das maiores estrelas da música sertaneja brasileira atualmente, Simone Mendes nasceu em Uibaí, Bahia, em 24 de maio de 1984.

Simone cresceu em uma família humilde e chegou a morar em diversas cidades do interior do Brasil por conta da profissão do pai, que era garimpeiro de pedras preciosas.

Em uma entrevista reveladora ao canal André Piunti, no YouTube, ela chegou a comentar sobre as dificuldade pelas quais passou na infância. "Nasci numa família muito pobre. A casa em que morávamos era de taipa, não tinha banheiro, meu sonho sempre foi ter um banheiro, muitas vezes fiz necessidades no mato, mas essa é minha história", contou.

A sertaneja confessou que tinha o sonho de encontrar uma pedra preciosa enquanto acompanhava o pai no garimpo para tentar mudar a realidade financeira da família. "Meu pai era padeiro e tinha o sonho de achar uma pedra [preciosa]. Então eu ficava rodando, ia para o garimpo [no MT], não dava certo, voltava para a Bahia. São memórias muito dolorosas", revelou.

“Às vezes, quando as pessoas olham essa carreira deslumbrante, não sabe as dores desse passado, de tudo que eu vivi, comer folha para não morrer de fome, uma história muito dolorosa, mas muito bonita de ser contada”, completou Simone.

Antes de fazerem fama como dupla, as irmãs Simone e Simaria foram backing vocals do cantor Frank Aguiar, um nome popular da música nordestina, no fim dos anos 1990.

Em 2007, os 23 anos, Simone passou a fazer parte do grupo Forró do Miúdo. Foi quando ela começou a ganhar reconhecimento na região nordeste do Brasil.

A dupla com Simaria surgiu no ano de 2012, com o lançamento do álbum "As Coleguinhas – Vol. 1".

As irmãs estouraram nas paradas do Brasil com hits como "Meu Violão e o Nosso Cachorro" e "126 cabides".

Como dupla, as "coleguinhas" conquistaram prêmios importantes, incluindo troféus no "Multishow" e "Troféu Imprensa".

Graças ao carisma e autenticidade, as irmãs acabaram se destacando também fora dos palcos, especialmente nas redes sociais.

Em 18 de agosto de 2022, após anúncios de que fariam uma pausa, elas anunciaram o fim da dupla em definitivo.

Mesmo em meio a uma série de boatos envolvendo desentendimentos com a irmã, Simone seguiu fazendo sucesso com a carreira solo.

Em 2023, ela lançou seu primeiro projeto sem Simaria, intitulado "Cintilante", que incluiu a música "Erro Gostoso", sucesso no Brasil todo.

Em fevereiro de 2024, a cantora lançou o DVD “Cantando Sua História”, gravação ao vivo de show em Fortaleza.

No fim de 2024, pouco tempo depois da gravação de "Cantando Sua História 2", ela emplacou a segunda vitória consecutiva no prêmio "Melhores do Ano", promovido pela TV Globo.

Simone conquistou o troféu de Música do Ano com o hit “Dois Tristes” e superou as concorrentes “Macetando”, de Ivete Sangalo e Ludmilla, e “Primeiro Beijo”, de Gloria Groove, em votação popular.

Em 2023, ela já havia levado o troféu na mesma categoria com a música “Erro Gostoso”.

Na vida pessoal, Simone é casada com o empresário e piloto Kaká Diniz desde 2012. Os dois têm dois filhos, Henry e Zaya.