O astro Tom Cruise declarou que pretende fazer filmes de aventura - inclusive a franquia de sucesso 'Missão Impossível' - até os 100 anos de idade. Ou até mais. Quem sabe?
Em 2023, ele já havia declarado que se inspirava em Harrison Ford, que, mesmo após alcançar a terceira idade, se mantém atuante. Ele gravou seu último filme, 'Indiana Jones e o Chamado do Destino' (2023), aos 80 anos (nasceu em 13/7/1942) e foi rejuvenescido com tecnologia em algumas cenas.
Quando esteve em Cannes para a première mundial de "Missão: Impossível - O Acerto Final", Cruise evitou afirmar que este é o último filme da franquia.
"Deixem-nos apenas mostrar o filme hoje à noite. Esta é a culminação de quase 30 anos, e queremos que o público simplesmente aproveite", desconversou.
O filme e o astro de 62 anos receberam cinco minutos de aplausos depois da exibição do filme em uma das sessões do festival.
O novo "Missão" continua a história iniciada em "Acerto de Contas – Parte 1", com Ethan Hunt (Tom Cruise) enfrentando uma inteligência artificial.
A expectativa é que "O Acerto Final" repita o sucesso de "Top Gun: Maverick" (2022), que também brilhou em Cannes antes de faturar US$ 1,46 bilhão no mundo todo. O filme estreou nos cinemas do Brasil no dia 22/05.
A franquia "Missão Impossível" começou em 1996 e consolidou Tom Cruise como ícone de ação.
Ao todo, os filmes da saga já faturaram mais de US$ 4,1 bilhões. Veja curiosidades e relembre todos os filmes!
Baseada na série de TV homônima dos anos 1960, a saga se tornou um marco no gênero de espionagem e ação graças às suas cenas eletrizantes, reviravoltas narrativas e um protagonista disposto a realizar ele mesmo suas acrobacias.
O primeiro filme, dirigido por Brian De Palma, trouxe uma trama de traição e espionagem sofisticada, com destaque para a icônica cena em que Ethan Hunt desce suspenso por cabos em uma sala de segurança.
"Missão Impossível" (1996) serviu não só para introduzir Ethan Hunt (Tom Cruise), como também a equipe do IMF (Impossible Missions Force), que se tornou marcante durante toda a saga.
Em "Missão: Impossível 2" (2000), com direção de John Woo, a franquia começou a ganhar cenas de ação mais estilizadas, incluindo uma perseguição de moto no deserto.
O terceiro filme foi dirigido por J.J. Abrams e aprofundou o lado emocional de Ethan Hunt, introduzindo o vilão Owen Davian (Philip Seymour Hoffman), um dos mais memoráveis da série.
A partir do quarto filme, "Protocolo Fantasma" (2011), dirigido por Brad Bird, a franquia ganhou novo fôlego, com cenas espetaculares como a escalada do Burj Khalifa, em Dubai, realizada por Tom Cruise sem dublê.
Em 2015, veio "Missão Impossível: Nação Secreta", dirigido por Christopher McQuarrie, que introduziu a personagem Ilsa Faust (Rebecca Ferguson).
As cenas de ação mirabolantes continuaram, com destaque para a perseguição de moto em Casablanca e a sequência em que Tom Cruise fica pendurado do lado de fora de um avião.
Em 2018, estreou "Missão Impossível: Efeito Fallout", que também foi dirigido por McQuarrie. É considerado por muitos o auge da série, com cenas memoráveis como a sequência de perseguição em Paris e o "duelo" de helicópteros.
A primeira parte do "final" da saga veio em 2023 com "Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1" e continuou tendo McQuarrie na direção. Agora, Ethan Hunt enfrentava uma inteligência artificial.
Além de cenas de luta em cima de um trem em movimento, o filme conta com um salto de moto em um penhasco que Tom Cruise treinou por quase um ano!
A franquia "Missão Impossível" ajudou a consolidar Tom Cruise como uma das maiores estrelas do cinema mundial e serviu de inspiração para outras séries do gênero, como "007" e Jason Bourne.