Passada a euforia de ver o filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" receber 3 indicações ao Oscar, é hora de conferir as obras e artistas que foram esnobados pela Academia. E tem nomes de peso; veja!
Selena Gomez: Um dos nomes "esquecidos" foi o da cantora e atriz Selena Gomez, que foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante por "Emilia Pérez".
O filme foi o recordista de indicações (13), mas ela acabou não conseguindo uma vaga.
Na trama, Gomez interpreta Jessi Del Monte, esposa do traficante Menitas Del Monte (Karla Sofía Gascón).
Nicole Kidman: Outro nome que vinha sendo muito mencionado é o da consagrada Nicole Kidman, que brilhou em ”Babygirl”.
A trama aborda o envolvimento da poderosa executiva Romy (Kidman), que coloca a carreira e família em risco quando começa a viver um caso com seu estagiário muito mais jovem.
Kidman até conseguiu concorrer no Globo de Ouro, mas no Oscar foi totalmente esnobada — assim como o filme, que não recebeu nenhuma indicação.
Kidman já venceu um Oscar (Melhor Atriz em "Moulin Rouge: Amor em Vermelho", 2001) e foi indicada outras quatro vezes.
Angelina Jolie: Outra que também concorreu ao Globo de Ouro e não deu as caras no Oscar foi Angelina Jolie, por seu papel em "Maria Callas". O filme foi indicado apenas para Melhor Fotografia.
No filme, Jolie interpreta os últimos dias de vida da cantora de ópera greco-americana Maria Callas, que ficou conhecida como uma das mais célebres sopranos do século 20.
Jolie já tem um Oscar por seu papel coadjuvante em "Garota, Interrompida" (1999 - foto). Ela também foi indicada em 2009, por "A Troca" (2008).
Pamela Anderson: A atriz veterana de 57 anos concorreu ao Globo de Ouro por seu papel em "The Last Showgirl", mas ficou de fora do Oscar.
O enredo gira em torno de uma dançarina experiente que se vê tendo que planejar seu futuro quando seu show é encerrado abruptamente após 30 anos de duração.
Jamie Lee Curtis: Outra que esteve em ”The Last Showgirl” e não foi lembrada no Oscar foi Jamie Lee Curtis, apesar de ter sido indicada ao BAFTA e ao Prêmio do Sindicato dos Atores (SAG) na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
Em 2023, Curtis viveu o ápice de sua carreira ao levar para casa o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" (2022).
Daniel Craig: Depois de se consagrar como James Bond, Craig apareceu em várias listas como um candidato ao Oscar por seu papel em "Queer", do diretor Luca Guadagnino. Não só ele como o filme também ficou de fora da disputa.
Na trama, que se passa na Cidade do México dos anos 1950, Craig interpreta um expatriado americano de meia-idade que se apaixona por um um jovem estudante bem mais novo do que ele.
Jon M. Chu, diretor de "Wicked": O filme recebeu 10 indicações — incluindo a de melhor filme —, mas o diretor foi esnobado.
Edward Berger, diretor de "Conclave": O filme recebeu 8 indicações ao Oscar, mas o diretor alemão Edward Berger — que foi indicado em 2023 por "Nada de Novo no Front" — dessa vez ficou de fora da lista.
Denis Villeneuve, diretor de ”Duna: Parte 2”: Depois de não conseguir ser indicado como diretor por "Duna" (2021), as previsões indicavam que o diretor canadense conseguiria estar entre os 5 dessa vez, mas não foi o caso.
Essa não seria a primeira indicação de Villeneuve como diretor no Oscar. Em 2017, ele concorreu por seu trabalho em "A Chegada" (foto).