Depois de muita especulação e ansiedade nas redes sociais, o filme "Ainda Estou Aqui" e a atriz Fernanda Torres enfim tiveram a confirmação das indicações ao Oscar 2025.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (23/01) e o Brasil fez história ao receber 3 indicações nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e uma surpresa: Melhor Filme!

Esta será a primeira vez na história que um filme brasileiro irá disputar a categoria principal da maior premiação de cinema do mundo.

A cerimônia do Oscar 2025 acontece no dia 2 de março e terá transmissão ao vivo pelo canal da TNT e pela plataforma de streaming da Max. Confira outros indicados para atriz, ator, direção e filme!

Categoria de Melhor Atriz: Fernanda Torres ("Ainda Estou Aqui") - Totalmente indicada! 25 anos depois da mãe, Fernanda Torres faz história mais uma vez ao levar o Brasil para a disputa de melhor atriz no Oscar.

Mikey Madison ("Anora"): Com apenas 26 anos de idade e 12 de carreira, a atriz natural da Califórnia é considerada uma das favoritas da categoria, ao lado da Demi Moore.

Demi Moore ("A Substância"): Veterana e favorita a levar o prêmio, a atriz interpreta uma celebridade em decadência que decide usar uma substância que replica células e cria temporariamente uma versão mais jovem e melhor de si mesma.

Karla Sofía Gascón ("Emilia Pérez"): A atriz, que é natural da Espanha, se tornou a primeira pessoa trans a concorrer em uma categoria de atuação na história do Oscar.

Cynthia Erivo ("Wicked"): Caso vença o Oscar, a atriz se tornará o 19º artista EGOT — termo designado a quem conquistou os 4 principais prêmios da indústria de entretenimento: Oscar, Grammy, Emmy e Tony.

Categoria de Melhor Ator: Adrien Brody ("O Brutalista"): O filme conta a história do arquiteto László Toth e sua esposa Erzsébet, que fogem da Europa em 1947 (pós-guerra) para reconstruir seu legado e testemunhar o nascimento da América moderna.

Timothée Chalamet ("Um Completo Desconhecido"): O filme é uma cinebiografia do cantor e músico lendário Bob Dylan. É a segunda indicação ao Oscar de Chalamet, que também concorreu por "Me Chame pelo Seu Nome" (2017).

Colman Domingo ("Sing Sing"): O ator ainda recebeu outras duas indicações este ano: Melhor Roteiro Adaptado — já que ele coescreve o filme — e Melhor Canção Original, pela música "Like a Bird".

Sebastian Stan ("O Aprendiz"): O ator, antes conhecido por viver o Soldado Invernal nos filmes da Marvel, interpreta o magnata e agora presidente dos Estados Unidos Donald Trump. É sua primeira indicação ao Oscar.

Categoria de Melhor Filme: "Anora": O filme conta a história de uma jovem prostituta do Brooklyn que conhece e se casa secretamente com o filho de um oligarca russo.

"O Brutalista": Concorrendo em 10 categorias, o filme foi o segundo mais indicado este ano, atrás apenas de "Emilia Pérez".

"Um Completo Desconhecido": Dirigido por James Mangold (de "Logan"), o filme conta a história da ascensão do cantor e compositor Bob Dylan.

"Conclave": A trama gira em torno de um Cardeal encarregado de liderar a seleção de um novo Papa em meio a uma série de conspirações.

"Duna: Parte 2": Dirigido pelo prestigiado Denis Villeneuve, o filme continua a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), que agora precisa escolher entre o amor de sua vida e o destino do universo.

"Emilia Pérez": Mesmo diante de muitos protestos por conta da escolha por atores não-mexicanos, o filme conquistou 13 indicações, sendo o recordista deste ano.

"Nickel boys": Baseado no romance de Colson Whitehead, ganhador do Prêmio Pulitzer, o filme narra a poderosa amizade entre dois jovens afro-americanos que passam juntos pelas angustiantes provações do reformatório na Flórida.

"A Substância": Um dos favoritos, apesar de ter segmentos de horror, um gênero historicamente ignorado pela Academia.

"Wicked": Dirigido por Jon M. Chu, o filme é a primeira parte da adaptação cinematográfica em duas partes do musical homônimo, que por sua vez foi baseado no romance "Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West" (1995), de Gregory Maguire.

Na categoria de Melhor Direção, foram indicados: Sean Baker, por "Anora"; Brady Corbet, por "O Brutalista"; James Mangold (foto), por "Um Completo Desconhecido"; Jacques Audiard, por Emilia Pérez; e Coralie Fargeat, por "A Substância".