O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a derrubada de uma árvore centenária conhecida como "Magnólia de Jackson", que fica na Casa Branca.

A árvore foi plantada pelo ex-presidente Andrew Jackson em homenagem à sua esposa, que faleceu antes de sua posse em 1829.

Por muitos anos, a árvore fez sombra em uma das entradas da Casa Branca.

Segundo o Serviço Nacional de Parques, ela é a árvore mais antiga dos jardins da Casa Branca.

Desde 1870, muitos presidentes passaram a plantar suas próprias árvores no local como forma de deixar uma marca.

"A má notícia é que tudo chega ao fim", escreveu Trump em sua rede social Truth. Segundo ele, "a árvore está em 'condições terríveis', representando um risco à segurança na entrada da Casa Branca, e agora será removida".

Trump explicou que a árvore será substituída por outra "muito bonita" e que "talvez [será] usada para outros propósitos elevados e nobres".

Os jardins da Casa Branca já haviam sido alvo de mudanças durante o governo Trump.

No seu primeiro mandato, a então primeira-dama, Melania Trump, supervisionou uma reforma no famoso Rose Garden, alterando seu design tradicional.

Além disso, Trump chegou a sugerir a pavimentação do jardim para deixá-lo parecido com o pátio de sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida.

Desde que assumiu a presidência dos EUA, Trump vem causando uma polêmica atrás da outra. No fim de março, ele falou sobre a possibilidade de alterar a Constituição para emplacar um 3º mandato.

"Muitas pessoas querem que eu faça isso", afirmou Trump em entrevista ao programa Meet the Press. "Não, não estou brincando", acrescentou.

Trump também causou polêmica ao assinar vários decretos presidenciais controversos, entre eles a cobrança de tarifas de importação para vários países do mundo, incluindo o Brasil.

A árvore que Trump quer derrubar pertencente à família Magnoliaceae e ao gênero Magnolia, que inclui mais de 200 espécies espalhadas pelo mundo.

Originária principalmente da Ásia, América do Norte e América Central, essa árvore é conhecida por suas grandes e vistosas flores, que podem ser brancas, rosadas, amarelas ou arroxeadas, além de seu perfume suave e característico.

A magnólia tem um significado simbólico em muitas culturas, frequentemente associada à nobreza, perseverança e pureza.

Na China, por exemplo, ela é considerada um símbolo de dignidade e beleza feminina.

Além de seu valor ornamental, a magnólia também possui propriedades medicinais, sendo usada na medicina tradicional para tratar ansiedade, inflamações e problemas respiratórios.