No dia 20 de janeiro de 2025, Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos para seu segundo mandato. Com ele, também voltou à Casa Branca a primeira-dama Melania Trump, de 54 anos.

Ela conheceu o futuro marido em 1999, quando trabalhava como modelo. Melania e Donald Trump se casaram em 2005, no estado da Flórida, no extremo sudeste dos EUA.

Melania Trump nasceu em 26 de fevereiro de 1970, na cidade de Novo Mesto, que à época fazia parte da extinta Iugoslávia e hoje é território da Eslovênia, na Europa Central.

Em 2020, foi inaugurada uma estátua de bronze de Melania Trump perto de Sevnica, no leste da Eslovênia.A obra, do americano Brad Downey, substituiu uma escultura anterior da primeira-dama que foi incendiada na mesma região no dia 04/07/2020, data em que os americanos celebram a independência.

A Eslovênia é um pequeno país na península dos Balcãs. Veja curiosidades sobre a terra natal da primeira-dama dos Estados Unidos.

A República da Eslovênia foi uma das nações surgidas após a dissolução da antiga Iugoslávia, nos anos 1990, juntamente com Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Montenegro e Sérvia.

A independência da Eslovênia foi decretada em 25 de junho de 1991. Esse episódio foi o estopim para o início da Guerra da Iugoslávia, que se estendeu até quase o fim daquela década.

Após tornar-se independente, o país passou por importantes reformas que aceleraram seu desenvolvimento. Em 2004, a Eslovênia passou a fazer parte da União Europeia.

O país é formado por extensas montanhas e também possui um pequeno trecho litorâneo banhado pelo Mar Adriático.

Mais da metade do território esloveno é composto por florestas preservadas, uma característica marcante dessa pequena nação. Isso faz o país ser elogiado internacionalmente por suas práticas de sustentabilidade.

A Eslovênia faz fronteira com Áustria, Hungria, Itália e Croácia. O país tem pouco mais de 2,1 milhões de habitantes.

Os esportes prediletos dos eslovenos são o basquete e o futebol. Desde sua independência, o país participou das Copas do Mundo de futebol duas vezes, em 2002 e 2010. Os esportes de neve também são populares por lá.

A Eslovênia tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito alto, de 0.926, ocupando o 22º lugar no mundo, de acordo com a ONU. Ou seja, é considerado um país com ótimas condições de renda e com acesso amplo à educação e ao sistema de saúde por parte de sua população.

O turismo é uma atividade econômica relevante na Eslovênia, mas o setor com maior participação no Produto Interno Bruno (PIB) do país é a indústria.

A língua oficial do país é o esloveno e sua capital é Liubliana, que tem pouco mais de 280 mil habitantes.

Liubliana é uma cidade muito arborizada e com vida acadêmica e cultural intensas. Shows ao ar livre, além de espetáculos de ópera e balé, costumam constar na programação da capital eslovena.

Entre os pontos turísticos mais famosos da Eslovênia estão a Caverna de Postojna (habitat de salamandras), o Lago Bled e a cidade de Piran.

O belo Lago de Bled tem uma paisagem de encher os olhos, com uma pequena ilha onde está situada a igreja de Assunção.

O mel é um dos produtos mais simbólicos da Eslovênia, país que tem um grande número de apicultores. Essa tradição se deve, em especial, ao fato de a abelha-carnica (apis mellifera carnica) ser nativa da localidade.

Em 2022, a Eslovênia ganhou destaque no Brasil por um fato inusitado. Uma participante do reality show BBB se chamava Eslovênia Marques. O pai da “sister” queria batizá-la de Bósnia-Herzegovina, em homenagem a outra república da antiga Iugoslávia. A mãe não permitiu e a saída encontrada foi registrar a jovem nascida em 1996 com o nome do país vizinho.