Um dos personagens mais icônicos e populares da história da Marvel, Wolverine completa 50 anos de existência em 2024. Sucesso nos quadrinhos e no cinema, é um personagem repleto de nuances que cativam o público.

O personagem estreou na revista Incrível Hulk #181, em 1974, e ganhou destaque na segunda fase dos X-Men, em 1975.

O personagem foi uma criação de Len Wein, John Romita, Roy Thomas e Herb Trimpe. Conheça mais sobre a história e veja curiosidades do personagem!

Nascido no final do século XIX no Canadá, Logan tem sua história marcada por tragédias pessoais, memórias perdidas e constantes lutas internas para controlar sua natureza selvagem.

Originalmente, o personagem foi inspirado no carcaju (também chamado de wolverine, glutão ou urso-gambá), um animal encontrado em regiões frias da América do Norte e da Eurásia.

Embora fisicamente diferente do personagem, o carcaju compartilha traços como força, agressividade e a habilidade de enfrentar adversários maiores da natureza.

Já o personagem possui poderes mutantes que incluem um fator de cura regenerativo, sentidos aguçados e garras retráteis feitas de osso.

Posteriormente, Wolverine foi submetido a experimentos científicos extremos, que culminaram na cobertura de seu esqueleto com adamantium, um metal quase indestrutível.

Wolverine integrou diversas equipes ao longo de sua trajetória, sendo mais conhecido como membro dos X-Men, onde desempenhou papéis de liderança e mentor para jovens mutantes.

Em outros momentos, ele também fez parte de outras equipes como os Vingadores e X-Force.

Algumas das histórias mais marcantes do personagem nos quadrinhos incluem "Arma X", que detalha como ele foi submetido a experimentos que implantaram o adamantium em seu corpo;

E "Velho Logan", que apresenta uma versão envelhecida do herói em um futuro distópico.

A popularidade de Wolverine o levou a aparecer em diversas adaptações para outros meios, como filmes, séries de animação e videogames.

Nos cinemas, Wolverine ganhou ainda mais popularidade com a interpretação de Hugh Jackman, que deu vida ao personagem em vários filmes da franquia X-Men, começando em "X-Men: O Filme" (2000).

Depois do sucesso imediato, o ator interpretou o personagem em "X-Men 2" (2003), "X-Men: O Confronto Final" (2006), "X-Men Origens: Wolverine" (2009 - foto) e "Wolverine: Imortal" (2013).

Em 2017, o ator voltou para se despedir do herói em "Logan", que explorou uma versão mais velha e cansada do personagem.

No entanto, sete anos depois, Jackman acabou voltando a interpretar Wolverine em "Deadpool e Wolverine" (2024) de forma triunfal, vestindo seu clássico uniforme amarelo.

Como um dos personagens mais queridos do universo dos quadrinhos e dos filmes de herói, Wolverine acaba inspirando inúmeros fãs e colecionadores dedicados.

É o caso de Marcel Fachetti, um arte-educador e desenhista de Catanduva (SP). O catanduvense possui uma coleção de itens relacionados ao herói, incluindo quadrinhos clássicos e uma das primeiras edições solo do personagem, lançada nos anos 1980.

Ao portal "O Regional", ele conta que conheceu Wolverine ainda criança, pela animação "X-Men: Evolution" (2000-2003) e, mais tarde, pelos quadrinhos e filmes.

“Ele sempre teve aquele jeito rancoroso, né? Mal-humorado. Esse é o Wolverine que a gente conhece. É assim que eu vejo o Wolverine quando assisto a um filme, leio um quadrinho, vejo uma animação”, comentou Fachetti.