Celtics arremessa mal e perde para Kings sem De’Aaron Fox


Atual campeão da NBA, o Boston Celtics perdeu em casa para o Sacramento Kings (114 a 97), que não contou com De’Aaron Fox. Foi a quinta derrota do time de Boston nos últimos dez jogos, enquanto Sacramento venceu o seu sexto embate consecutivo. Apesar de o Kings não ter Fox pela terceira partida em sequência, Domantas Sabonis dominou com 23 pontos e 28 rebotes (melhor marca da carreira).

Mas mais do que isso, o Celtics teve mais uma noite ruim nos arremessos de três. Afinal, foram apenas 11 acertos em 41 tentativas (26.8%). Não é coincidência, entretanto. Na derrota para o Oklahoma City Thunder no último fim de semana, o time teve apenas 19.6% (nove em 46). Contra o Indiana Pacers, 29.6%.

Em vitórias, por outro lado, o Celtics tem aproveitamento muito bom. Foi assim contra o Houston Rockets (48.7%) e Toronto Raptors (51.2%). Ou seja, se a bola de três não cai, as chances de vencer diminuem drasticamente.

Não que perder para o Kings sem De’Aaron Fox seja uma exclusividade do Celtics, mas o time de Boston vem sendo inconstante no perímetro. Nos últimos dez jogos, a equipe acertou 35.8% de longa distância. Enquanto isso, na temporada são 36.4%, o 15° melhor aproveitamento da NBA.

Apesar de tudo, o Celtics é o time que mais arremessa de três na temporada, com quase 50 por jogo. Ao contrário de 2023/24, quando Boston tinha 42.5 tentativas, mas acertava 48.8%, a segunda melhor marca.

Nada menos que 54.8% das tentativas de arremessos do Celtics na atual campanha saem atrás da linha de três. No entanto, para o técnico Joe Mazzulla, o problema é outro: falta de esforço.

“Não tivemos um bom segundo tempo no ataque. Eles (o Kings) tiveram 16 rebotes ofensivos, enquanto tivemos oito”, disse Mazzulla. “Mas se vamos acertar 26% de três, nós temos de fazer muitas outras coisas. Temos de ser melhores. É um problema de esforço, mas creio que seja algo passageiro”.

Com oito vitórias nos últimos 15 jogos, o Celtics vem tendo problemas ofensivos. Segundo o treinador, o ataque ruim está pressionando sua defesa a fazer o trabalho todo.

“As inconsistências no ataque colocam pressão na nossa defesa, então atrapalha tudo. Mas foram só 42 pontos no segundo tempo”, concluiu.

Foi a sexta vitória consecutiva do Kings desde que Doug Christie assumiu. Em sete jogos, o time de Sacramento deixou a “zona do nada” e segue crescendo. Até então, os rumores de troca sobre De’Aaron Fox eram constantes, mas o Kings está em recuperação e mostrou isso diante do Celtics. E em Boston.

O Kings vem subindo nos últimos jogos e já é o nono no Oeste. Após estar com 13 vitórias e 19 derrotas, o time já está com 50% de aproveitamento com seis triunfos consecutivos. Foi, ainda, a primeira vez que um jogador somou mais de 20 pontos e 25 rebotes contra o Celtics em Boston desde Kareem Abdul-Jabbar, em 1971.