Filipe Luiz explica esquema com quatro atacantes


Plata foi um dos integrantes do quarteto ofensivo do esquema 4-2-4 do Flamengo diante do Fortaleza

Plata foi um dos integrantes do quarteto ofensivo do esquema 4-2-4 do Flamengo diante do Fortaleza – Foto: Divulgação/Flamengo

O empate em 0 a 0 com o Fortaleza, nesta terça-feira, 26/11, fora de casa, na Arena Castelão, resultou no fim das chances do Flamengo de conquistar o título. Afinal, com 63 pontos, o time pode ganhar no máximo mais nove e o líder Botafogo já abriu dez pontos de vantagem. Mas o que surpreendeu foi a escalação de Filipe Luís. Afinal, ele colocou Gerson como volante e escalou quatro atacantes: Plata, Michael, Gabigol e Bruno Henrique. O time massacrou no primeiro tempo, finalizou pouco, mas chegou a ter 70% de posse de bola. Filipe Luís tentou esse plano ousado, mas que acabou sendo infrutífero:

“Temos muitas variações e diferentes detalhes em um jogo. Trabalho assim. E hoje, na partida contra o Fortaleza, que ainda não perdeu em casa e continua invicto, imaginei que a melhor forma de vencê-los seria ir para cima deles. Tentei aproveitar o grande momento do Plata. Recuei o Gerson, pois estava sem o Everton, suspenso, e o De La Cruz voltava de lesão. O Fortaleza é um time que defende bem, então o que fiz foi tentar desmontar a defesa deles. Criamos oportunidades e lutamos até o fim. Poderíamos ter saído com a vitória.”

Como o Flamengo está fora da briga pelo caneco e ainda restam três jogos, Filipe Luís teve de responder à pergunta se aproveitaria os três jogos contra Internacional, Criciúma e Vitória para fazer testes no elenco. Ele disse que isso mnem passa pela sua cabeça.

“Quero sempre vencer. Nunca comemoro empates. Nem mesmo quando empatamos com um ou dois a menos. Vou colocar sempre os melhores e não ficar pensando em treinar um time para o ano que vem. Quero vencer o Internacional, o Criciúma e o Vitória”, disse, para completar:

“Não tem como não dar o máximo, a exigência é gigantesca, pois jogar no Flamengo é um privilégio. Independentemente de disputarmos título ou não, o que importa é dar o máximo para vencer, aproveitar que vamos jogar na frente da nossa torcida e dar o melhor. Em 2025, vamos lutar por todos os títulos novamente.”

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.