Infantino diz que Fifa organizará Mundial Sub-15 “irrestrito”. Entenda


A Fifa, sob comando de Gianni Infantino, confirmou a criação de um novo torneio internacional de base: o Mundial Sub-15. A confirmação do evento ocorreu em uma reunião no último domingo (23), na República Dominicana. A primeira edição já tem sede e data: será no Azerbaijão, entre 22 e 31 de outubro de 2026.

“Queremos fazer o futebol crescer em cada um dos nossos 211 países no mundo. Alguns, infelizmente, não precisam e não querem que outros cresçam, mas precisamos diminuir essa diferença entre os grandes países e todos os outros”, declarou o presidente da Fifa.

Segundo Infantino, trata-se de um projeto inédito dentro da entidade, com o objetivo de reunir jovens de todas as 211 federações filiadas em uma grande celebração do futebol.

“Estamos aqui com um único trabalho, que é o de fazer o futebol crescer em todos os cantos do mundo”, prosseguiu o mandatário.

Anúncio em meio a período delicado para Infantino

O dirigente, aliás, destacou que o formato pode envolver mais de quatro mil atletas, número muito superior ao dos torneios tradicionais de categorias de base. Ele também ressaltou que iniciativas dessa dimensão exigem maior captação de receitas, mencionando a importância de patrocinadores, emissoras e outras fontes de financiamento para sustentar o desenvolvimento global do esporte.

O anúncio ocorre em meio a um período delicado para Infantino. O presidente da Fifa enfrenta críticas intensas, especialmente da Uefa, após propor a criação de uma empresa para gerir os direitos comerciais das principais competições da entidade, com participação de investidores privados.

A ideia foi rapidamente descartada diante da forte oposição, mas gerou pedidos de revisão de sua liderança. Enquanto a Uefa declarou ter perdido a confiança no dirigente, a Conmebol manifestou apoio. Infantino, por sua vez, reconheceu o momento de questionamentos e afirmou estar disposto a responder às críticas.